Drop-set ou série descendente Indicado para quem já tem uma experiência maior na musculação, esse sistema funciona assim: você faz as repetições de um exercício até a fadiga. Aí, sem descansar, reduz a carga e volta a realizar o movimento até atingir uma nova falha.
O drop-set funciona da seguinte maneira: você realiza uma série normal, como está prescritos em seu treinamento; e em seguida, sem descanso, pega um peso com 20-30% menos carga e manda bala em mais quantas repetições conseguir.
O método Rest Pause Training, (RPT) que em português significa “pausa para descanso”, é uma das técnicas mais utilizadas por fisiculturistas do mundo inteiro, e, apesar do nome poder levar as pessoas a pensarem que é uma técnica para relaxar, o que ela proporciona, na verdade, é uma intensificação dos treinos.
Trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. Ao tentar melhorar o desempenho em treinamentos e provas, os corredores exageram no volume da atividade física sem ter o descanso adequado e escolhem uma dieta incorreta.
É provocado pelo uso excessivo ou inadequado de determinada parte do corpo. Quando se utiliza demasiadamente uma articulação ou um esforço muscular prolongado e repetitivo, associado a posições incorretas na realização de exercícios, a overuse pode te apanhar!
Relativamente ao tratamento, de acordo com a literatura, a melhor solução para tratar o overtraining é o repouso e fases de recuperação de duas a seis semanas, dependendo da seriedade da síndrome. Conforme reportado nas investigações, os atletas em overtraining podem necessitar de meses em completo descanso.
As causas do overtraining estão diretamente associadas a um treino excessivo e a um curto período de recuperação para o corpo, ou seja, tão importante quanto não sobrecarregar o corpo com um treino exagerado é saber descansar o necessário para não entrar em estado de fadiga.
Assim, pode se considerar o Overreaching como um Pré Overtraining. OVERTRAINING: também chamado de SOBRETREINAMENTO ou de SÍNDROME DO SUPERTREINAMENTO, é caracterizado pelo aumento do volume e\ou da intensidade de treinamento que combinado a outros fatores, resulta em decréscimo da performance, porém em longo prazo.
À medida que o desequilíbrio entre o estresse e a recuperação persiste, o estado de Overreaching é instalado e finalmente, o Overtraining. O Overreaching dura poucos dias a 2 semanas. Já, o Overtraining pode durar de semanas a meses. O Overtraining também pode ser classificado como simpático e parassimpático.
Mas, o que seriam Overreaching e overtraining? Overreaching é a diminuição temporária do desempenho (dias ou semanas), que pode ser funcional ou não. ... Já o overtraining é a diminuição do desempenho, que pode ocorrer por meses ou anos. Isso no caso de um atleta, pode significar uma interrupção na carreira.
Esses fatores levam os atletas a um estado transitório de fadiga, denominado overreaching, caracterizado por baixo desempenho que pode evoluir para um estado de fadiga crônica (overtraining), se não for tratado adequadamente.
Quando você suspende os exercícios por 7 dias, as fibras musculares diminuem e o organismo começa a ficar inchado, retendo mais líquido. Voltar ao ritmo normal de exercícios depois deste período fica mais difícil que normalmente seria em uma segunda-feira, por exemplo, depois de um final de semana de repouso.
Músculos encolhem Ao parar de treinar, os músculos vão encolher – e isso vai acontecer rápido. Os ganhos visíveis que você obteve durante uma rotina de musculação diminuirá em uma semana depois de deixar os pesos.
Os atletas podem começar a perder massa muscular após cerca de 3 semanas de paragem (3). Os atletas normalmente perdem menos força muscular durante uma pausa no exercício físico do que os não-atletas.