Reserva de lucros são contas formadas pela destinação de lucros apurados e contabilmente realizados que não foram distribuídos aos sócios e acionistas como dividendos. As Reservas de Lucros são as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia, conforme previsto no § 4º do art.
O plano de contas pode apresentar as duas contas: "Lucros Acumulados" (credora) e "Prejuízos Acumulados" (devedora), mas usualmente o saldo é mantido em uma só conta, ou seja, na conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados". O saldo credor representa a parcela do resultado da empresa não destinada especificamente.
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
De forma bem resumida, ativo circulante são todos os bens e direitos de uma empresa que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Também pode ser chamado de capital de giro. Esse tipo de ativo é considerado de alta liquidez, pois pode ser convertido em dinheiro em caixa rapidamente.
Sabemos que para determinar o passivo total temos que fazer o seguinte cálculo:
E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.