Para o teste de germinação foram utilizados quatro repetições de 50 sementes, de cada cultivar, montadas em caixas gerbox e distribuídas aleatoriamente em estufa BOD em um delineamento inteiramente casualizado, com temperatura controlada de 25ºC e umidade reposta diariamente, e após 5 e 8 dias foi realizada a contagem.
RESUMO-O teste de germinação é realizado em laboratório, sob condições de ambiente controlado e favorável, visando a obtenção da mais completa e rápida germinação dos lotes de sementes.
“Sem água no solo e a previsão de um período de 10 a 15 dias sem chuvas, quem colocar a semente no solo estará brincando de roleta russa. Pois a semente não terá condição de germinar adequadamente e poderá até morrer”, afirma o pesquisador.
O teste de germinação tem por objetivo determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes, o qual pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e também estimar o valor para semeadura em campo.
O teste de germinação foi realizado com quatro repetições de 25 sementes de cada lote, foram semeadas sobre duas folhas de papel toalha Germitest, umedecidas com água destilada em quantidade equivalente a três vezes a massa (g) do papel seco.
Os testes de vigor permitem identificar os lotes com maior ou menor probabilidade de apresentar melhor desempenho no campo ou durante o armazenamento.
Significado de Vigor substantivo masculino Caraterística do que possui energia física ou moral; força.
Resumo: O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. Nesse teste as sementes são embebidas em uma solução incolor de 2,3,5 trifenil cloreto ou brometo de tetrazólio, indicadora do processo de respiração.
O teste de envelhecimento acelerado é conveniente quando realizado a 41 °C/48 h e 43 °C/24 h. É possível a realização do teste de envelhecimento acelerado com utilização de temperatura superior e redução do período de exposição ao teste. Termos para indexação: Phaseolus vulgaris L., temperatura, germinação, vigor.
Resumo: O teste de envelhecimento acelerado (EA) é utilizado para predizer o potencial de armazenamento de sementes. ... O experimento teve o objetivo de verificar a utilização dos dados de vigor fornecidos pelo teste de EA (41ºC/100%UR/24h), para predizer a emergência a campo (EC) de sementes de soja.
operações de colheita, trilha, secagem, beneficiamento, transporte e semeadura das sementes de soja. Há três tipos de danos mecânicos que são facilmente identificados pelo teste de tetrazólio: rachaduras, amassamentos e abrasões.
O teste de pureza tem como objetivo avaliar a qualidade física da amostra em exame e consequentemente a do lote de sementes! Em particularidade, as forrageiras passam pela etapa do soprador, que é um equipamento que auxilia o analista na separação do material inerte!
Portanto, o objetivo da análise de pureza é determinar a composição da amostra em exame percentual do peso de sementes puras, percentual do peso de outras sementes e percentual do peso do material inerte, bem como identificar a natureza do material, assim como as outras sementes encontradas na amostra, estas são ...
4º Passo: O brotamento da semente deve ocorrer de três a sete dias após a transferência para o substrato. As principais causas para que o brotamento não aconteça dentro desse período, vão desde o solo ser inadequado, água com cloro e, até mesmo, ataque de pragas que inviabilizam a raiz.
Pode chegar até 60 dias dependendo da espécie. Dependendo da especie as sementes de grama podem demorar até 60 dias para nascer.
Estes dois tipos de grama possuem uma germinação muito lenta, em torno de 60 dias, o que dificultava a formação de gramados de boa qualidade, principalmente devido a invasão de plantas daninhas e a falta de irrigação, já que sua germinação era muito lenta, não havendo uma continuidade adequada de água.
O ideal é sempre varrer o gramado após aparar e retirar a camada de grama cortada, pois ela pode comprometer o arejamento do solo e causar doenças. Essa camada pode ser utilizada como cobertura morta na sua horta ou no seu jardim. Procure variar o sentido do corte para evitar a compactação do solo.
Quando irrigar? O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar durante a noite.
Depois que a grama pegar bem, já não é necessário fazer a irrigação diária, exceto em períodos de longas estiagens. Neste caso uma vez por dia já seria o suficiente; A irrigação manual é importante e necessária, mas ela não tem o mesmo efeito da chuva.
Na ausência de chuva, o gramado recém-plantado (grama ESMERALDA, SÃO CARLOS, BERMUDAS, etc…) deve ser irrigado diariamente até 20/ 30 dias após o plantio ou até o “pega” (quando não for mais possível retirar os tapetes no solo – grama já soltou raízes).
o melhor momento para irrigar é pela manhã em dias muito quente, uma irrigação à tarde e à noite é também benéfica. em gramados recém plantados, uma leve irrigação deveria ser feita nas horas mais quentes do dia.