Práticas dos católicos Existem dois grupos oficiais dentro do catolicismo: os romanos e os ortodoxos. A divisão aconteceu há séculos atrás, depois da Igreja ter se formado como uma instituição.
O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul). ... O patriarca de Alexandria perdeu sua importância após a anexação do Egito ao Império Muçulmano.
Grupo com 152 bispos da Igreja Católica assina carta crítica ao governo.
Dom (do latim dominus, em português senhor, dono ou mestre), ou, no feminino, Dona, é um pronome de tratamento concedido a monarcas, príncipes, infantes e nobres portugueses, espanhóis, ibero-americanos e italianos; a bispos católicos, abades e sacerdotes beneditinos, cartuxos e trapistas, sempre seguido do prenome.
Diocese é uma unidade territorial administrada por um bispo, que é sempre nomeado pelo Santo Padre, o Papa. Já a Arquidiocese é uma diocese muito importante devido à sua dimensão ou importância histórica, sendo conduzida pelo Arcebispo.
A arquidiocese ou arcebispado é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica e também da Igreja Ortodoxa que recebe este nome por ser uma importante diocese, em razão de seu tamanho ou por motivos históricos.
Na Igreja Católica Romana, um sufragâneo é um bispo que comanda uma diocese. Sua diocese sufragânea, porém, é parte de uma província eclesiástica maior, comandada por um bispo metropolitano (arcebispo).
Uma diocese é formada por um conjunto de PARÓQUIAS. Assim como uma diocese envolve o conjunto de vários municípios, uma paróquia envolve o conjunto de vários bairros, que irão formar aquela estrutural paroquial. Uma paróquia é administrada por um padre.
Eis a hierarquia dos templos católicos: igreja designa o local em que o padre exerce influência sobre uma paróquia (equivalente administrativo a um bairro). A catedral é a principal igreja de uma diocese (conjunto de paróquias), de onde o bispo repassa aos padres as instruções do papa.
Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân.
Quanto aos sentidos modernos dessas palavras, igreja é o termo genérico: catedrais e basílicas também são igrejas, embora nem toda igreja possa ser chamada de catedral ou basílica. O que as distingue é a hierarquia eclesiástica. Catedral é a principal igreja de uma diocese, onde se encontra o trono episcopal.
1898