É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha. O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes.
No xadrez ocidental, em notação algébrica de xadrez, as torres são dispostas nas colunas a e h, os cavalos em b e g, os bispos em c e f, a Dama em d e o Rei em e, estando as peças brancas na primeira fileira e as pretas na oitava. Os peões são dispostos na segunda fileira para as brancas e na sétima para as pretas.
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
1º passo: Posicione o tabuleiro deixando a casa branca no canto inferior direito. É importante orientar o tabuleiro na posição certa para que ambos os lados fiquem corretos. Uma forma fácil de lembrar é "a casa branca fica à direita."
"Quando o peão alcança a mais distante fileira em relação à sua posição inicial deve ser trocado como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. ... Esta troca de um peão por outra peça é chamada de 'promoção' e a ação da nova peça é imediata".
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
No enxadrismo, o empate, também indicado pelo termo tablas (de origem espanhola), é a situação na qual a partida de xadrez termina sem que nenhum dos enxadristas alcance a vitória, podendo ocorrer de seis formas diferentes, a saber: Insuficiência de material. Xeque perpétuo. Empate por afogamento.
Quando uma mesma posição se repete por três vezes, consecutivas ou alternadas, o jogador que tem o lance poderá exigir o empate antes de efetuar o lance que repetirá a posição. O jogador deve registrar o lance na planilha de xadrez e chamar o árbitro para conferir.
Existem 315 bilhões de maneiras possíveis de se realizar os quatro primeiros movimentos do jogo. Depois de 10 jogadas, o número de combinações possíveis a serem realizadas chega a exatamente incríveis 100.