Os principais cancioneiros são o “da Ajuda”, “da Vaticana” e “da Biblioteca Nacional”.
Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos....Cancioneiros renascentistas
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. ... Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.
Trovadorismo foi um movimento literário e poético, que iniciou-se na idade Média por volta do seculo XII. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. O s trovadores eram homens que pertenciam a nobreza,e escreviam poesias e cantavam em forma de cantiga.
As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. ... As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros. Esses cancioneiros reúnem obras de diversos autores e foram criados em diferentes momentos da história.
As cantigas de escárnio e maldizer apresentam temática satírica e abundante ironia, sendo ricas em trocadilhos e outros artifícios geradores de ambiguidade. ... As cantigas satíricas medievais são de escárnio ou de maldizer. Cantigas de escárnio são aquelas em que o trovador critica sem individualizar a pessoa criticada.
Neste sentido, as cantigas de escárnio se baseiam numa crítica ou sátira com duplo sentido para uma determinada pessoa. Já nas cantigas de maldizer, por mais que também exista a sátira por trás, não são acompanhadas de duplos sentido, sendo compreendidas como cantigas com objetivos mais diretos.
CANTIGA DE AMIGO são cantigas onde o homem amado era chamado de "meu amigo ". O tema era sempre a ausenciado seu amado,que foi lutas em uma guerra ou a abandonou por outra mulher . O eu - lírico é feminino. CANTIGA DE AMOR O poeta fala da beleza da moça amada , relata o seu sentimento amoroso inatingível .
Dinis (1261-1325) foi um grande incentivador que prestigiou a produção poética em sua corte. Foi ele próprio um dos mais talentosos trovadores medievais com uma produção de 140 cantigas líricas e satíricas.
Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita.
A principal característica dessas cantigas é a crítica ou sátira dirigida a uma pessoa real, que era alguém próximo ou do mesmo círculo social do trovador. Apresentam grande interesse histórico, pois são verdadeiros relatos dos costumes e vícios, principalmente da corte, mas também dos próprios jograis e trovadores.
Resposta. 1. que ama, que demonstra afeto, amizade.
A literatura trovadoresca teve em sua essência a exaltação ao ser feminino, evocando a mulher como um ser a ser conquistado e cortejado, contrariando o que ocorrera anteriormente, quando a mulher era considerada ser inferior e deveria ser dominada pelo homem. - Essa Idade Média é resolutamente masculina.
A figura feminina, nas cantigas de amor trovadorescas, é apresentada como a perfeição, é elogiada e exaltada. O trovador exprime uma angústia sem tamanho ao se deparar com sua amada inalcançável. ... Nas cantigas, a figura feminina nunca se pronuncia é mantida com distância do sujeito.