Cirurgias
Como é feita A cirurgia de craniotomia é feita sob anestesia geral, dura em média 5 horas e é feita por uma equipe de médicos cirurgiões em que farão cortes na cabeça para retirar partes do osso do crânio, com objetivo de ter acesso ao cérebro.
Quando falamos em cicatrização geralmente nos referimos a alguma ferida. Na cirurgia de um tumor cerebral , como o meningioma por exemplo, o tempo médio para cicatrização da ferida operatória que possibilita a retirada dos pontos gira em torno de 10 dias.
Sabe-se que meningiomas podem surgir a partir da radioterapia do sistema nervoso central, mas os casos radio-induzidos são raros e a dose para que o tumor seja causado é muito grande. A influência hormonal na formação dos meningiomas ainda não esta bem estabelecida.
Os meningiomas, em particular os com diâmetro < 2 cm, estão entre os tumores intracranianos mais comuns. Os meningiomas são os únicos tumores cerebrais mais comuns em mulheres. Tendem a ocorrer entre 40 e 60 anos de idade, mas podem surgir na infância.
Mesmo assim, no cérebro e sistema nervoso central geralmente dizemos que um tumor é "maligno" ou "agressivo" quando ele cresce e se desenvolve rapidamente, podendo até se espalhar para outras áreas do sistema nervoso. Já os tumores "benignos" são assim considerados quando apresentam crescimento lento.
Grau I ou Meningioma Benigno: tumor de crescimento lento e que usualmente está associado com tratamento conservador, sem necessitar de cirurgia desde que o tumor não esteja causando sintomas no paciente. Nos casos onde a cirurgia torna-se necessário em geral a resposta é satisfatória.
O meningioma cerebral é um tumor habitualmente benigno e assintomático, mas que também pode ser responsável por sintomas neurológicos importantes. O meningioma cerebral tem origem nas células aracnoideias das meninges cerebrais e é o tumor primário intracraniano mais frequente.
A maioria dos meningiomas é diagnosticada em pessoas com 45 anos ou mais, sendo as mulheres duas vezes mais propensas a desenvolver esses tumores do que os homens. Menos de 5% dos meningiomas são causados por cancro, o que os torna malignos, uma vez que geralmente crescem muito mais rapidamente que os benignos.
Sintomas de Tumor cerebral
Sintomas dos tumores cerebrais e a importância do diagnóstico correto
Existem dois tipos principais de tumores cerebrais:
Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.
O tratamento dos tumores benignos é realizado, na maioria das vezes, por meio de cirurgia. O médico retira todo o tumor e, em geral, isso resolve o problema, curando o paciente. No caso dos tumores malignos, o tratamento pode seguir a linha tradicional, com radioterapia, quimioterapia e, eventualmente, cirurgia.
Tumores benignos são lesões causadas pelo crescimento anormal de nossas células. Porém, diferentemente dos tumores malignos, eles não possuem capacidade de se espalhar pelo nosso organismo. Tem como característica o crescimento local e lento.
Os sintomas de tumor dependem do tipo e da localização. Por exemplo, os tumores pulmonares podem causar tosse, falta de ar ou dor no peito. Já os tumores do sistema gastrointestinal podem causar perda de peso, diarreia, constipação e sangue nas fezes.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
Miomas uterinos são tumores benignos presentes no útero e acometem de 20% a 50% das mulheres. Acredita-se que o crescimento dos miomas é estimulado pelos hormônios estrogênio e progesterona, mas a gênese inicial ainda é desconhecida.