Segundo Augusto, além do cigarro, o uso de drogas ilícitas, como maconha e cocaína, diminui a taxa de fertilização e aumenta a taxa de abortamento. Por fim, o professor destaca o sobrepeso e a obesidade como causa de baixa qualidade no sêmen. Assim, o hábito do sedentarismo influencia na fertilidade masculina.
O teste é feito da mesma forma que o teste de gravidez. A mulher colhe a urina em um potinho e introduz o teste até a marca máxima, e pode efetuar a leitura em 5 minutos. O melhor horário para se fazer o teste de ovulação é entre as 15 e 19 horas, pois é quando o pico de LH se dá com maior intensidade.
Os exames que podem ser necessários para medir a fertilidade feminina são: dosagem hormonal, ultrassom transvaginal, histerossalpingografia e histeroscopia. Também pode ser solicitada uma avaliação genética para analisar os cromossomos.
O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico e macroscópico. O aspecto microscópico analisa as condições dos espermatozoides. Já o macroscópico avalia o líquido seminal.
É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e da libido. O período fértil dura 6 dias e acontece todos os meses até a menopausa, começando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.
O espermograma é o principal exame realizado para verificar a fertilidade masculina, pois tem como objetivo avaliar as características do sêmen, como viscosidade, pH e cor, além de quantidade de espermatozoides por ml de sêmen, forma dos espermatozoides, motilidade e concentração de espermatozoides vivos.
“Na investigação da infertilidade conjugal, o espermograma é o primeiro exame solicitado para avaliar a fertilidade masculina”, explica o médico urologista Fábio Pasqualotto. De acordo com ele, apesar de ser um exame simples, alguns homens ficam receosos em realizar o teste.
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais.
Tabela de compatibilidade para doação de sangue