1.
Para verificar como anda a imunidade, os médicos podem pedir uma série de exames, como cita a imunologista Ana Carolina da Matta Ain: “Hemograma, imunoglobulinas (IgG, IgM, IgA, IgE), subclasses de IgG (1, 2, 3 e 4), linfócitos T e B, complemento, respostas vacinais e o novo exame de triagem neonatal TREC e KREC.
O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.
São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc. O setor de hematologia, por sua vez, investiga condições relacionadas ao sangue e suas frações, sendo o Hemograma o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo.
Entre as doenças tratadas por este profissional, estão anemias, trombose, hemofilia, doença falciforme, entre outras. Porém, esta especialidade está intimamente ligada à oncologia, pois é ela que faz o diagnóstico e trata os cânceres linfoma, leucemia e mieloma.
O preço da especialização em neurologia começa em R$ valor que pode aumentar conforme a instituição e localidade. Há possibilidade de fazer o curso em instituições públicas vinculadas a universidades.