Prazo: os pedaços com gordura podem ficar congelados por, no máximo, dois meses. Já os sem gordura podem durar até dez meses no congelador.
O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.
Peixes e frutos do mar Eles degradam depressa, por isso só congele aqueles que considerar frescos. Se desconfiar que já foram congelados antes na peixaria, apenas podem ir para o congelador depois de cozidos. Prazo: peixe magro, até seis meses, e gordo, como também os frutos do mar, até três meses.
Quanto tempo duram as frutas congeladas? Se o seu freezer alcança a temperatura de -18º C ou menos, a fruta dura até 90 dias (3 meses). Já se o freezer fica entre -11º C e -18º C, elas podem ficar por até 30 dias (1 mês). Para não perder esses prazos, uma ideia é etiquetar cada embalagem com a data do congelamento.
Congelar polpa de fruta para fazer sucos e vitaminas é uma boa alternativa para guardar a fruta por mais tempo e manter seus nutrientes e sabor. Quando congeladas corretamente, a maioria das frutas pode durar mais ou menos 8 a 12 meses aproximadamente quando congeladas a 0ºC.
Aves inteira – Pode permanecer em congelamento por 6 a 8 meses. Codornas – Pode ficar armazenado por até 6 meses. Frango em pedaços – Mantenha congelado de 9 a 12 meses. Frango inteiro – Armazene por até 12 meses.
Você não deve conservar um frango cru na geladeira por mais de 48h, nem deve comer um frango congelado há mais de seis meses. O frango podre tem cheiro azedo que se parece com amoníaco. Aspecto descolorado ou textura viscosa também são sinais de que ele deve ir imediatamente para o lixo.
Examine a cor. É mais difícil analisar a cor de um frango congelado. Ela pode ser opaca (semelhante ao frango cru ou cozido), levemente cinza ou amarela devido à gordura. Se a cor for mais escura que o cinza, o frango deverá ir para o lixo o quanto antes.
8 meses
Na hora de escolher seu produto a coloração pode nos dizer muita coisa! A carne de gado pode ter várias tonalidades de vermelho, como cereja ou púrpura. Quando ela é resfriada ou congelada esse tom de vermelho fica um pouco mais apagado.
O local certo para o armazenamento mais indicado para a carne é no freezer da geladeira e sua temperatura deve ser mantida em -18ºC, nessa escala de congelamento é possível manter o sabor e os nutrientes da carne. E para melhorar a armazenagem, a carne deve ser congelada com as gorduras e cartilagens.
Ao preparar sopas e ensopados para congelar, refogue as carnes com os temperos e acrescente os legumes. Só depois coloque o macarrão, já que ele deve ser cozido por três minutos apenas, para não ficar muito mole. Coloque a panela em recipiente com água gelada para interromper o cozimento e esfriar.
Você pode congelar quase toda carne bovina, menos miúdos e vísceras que devem ser consumidos imediatamente ou fervidos e mantidos na geladeira por no máximo dois dias. Enfim, você pode resfriar na geladeira ou congelar a carne para conservá-la.
Segundo Tina, sim, mas a carne não poderá ser congelada ou mesmo refrigerada novamente depois isso, deverá ir direto para a panela. O modo seguro de fazer isso é mantendo o alimento envolto pela embalagem plástica e trocando a água – que deve ser fria – a cada 30 minutos, até que a carne esteja descongelada.
O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente. Então não se esqueça destes dois conselhos: Acabou de comprar uma peça de carne e não vai usar, congele imediatamente para evitar que estrague.
“Carne congelada duas vezes estraga” é mito, mas é preciso seguir UM jeito certo de fazer. Quem cozinha sabe que a regra número 1 para trabalhar com carnes congeladas é: uma vez que a peça foi tirada do freezer e desgelou, ela não pode ser congelada novamente, ou irá estragar.
Água fria – nunca morna ou quente ― descongela carnes e aves rapidamente. Coloque a carne inteiramente submersa em um recipiente com água fria, trocando a água a cada meia hora. Outra opção é deixá-la sob água fria corrente, diz Blakeslee. “O método da água fria é mais rápido” que o da geladeira, afirma ela.
Além disso, o congelamento pode provocar um aumento na perda de água (exsudação), comprometendo a maciez da carne. ... Quanto menor a temperatura de resfriamento ou congelamento e armazenagem, maior será o tempo de conservação ou a vida de prateleira da carne.
Uma porção de água sofre mudança em seu estado físico e ocorre a formação de cristais de gelo. O maior efeito do congelamento na qualidade dos alimentos vegetais é o dano causado pela formação desses cristais, por terem estrutura celular pouco flexível.
No congelamento ocorre a remoção de calor latente de cristalização através da camada de gelo que aumenta com o tempo e através da diminuição da temperatura do produto que está sendo congelado. Uma vez que o gelo tem condutividade e difusividade térmicas elevadas, o congelamento ocorre rapidamente.
O congelamento é considerado um método eficiente para garantir a conservação dos alimentos. ... Pedaços maiores vão demorar mais tempo para congelar, o que pode comprometer o alimento”, destacou. Outro aspecto a ser observado é a embalagem que deve ser de plástico transparente ou recipiente feitos para este fim.
O congelamento consiste em reduzir a temperatura do alimento (geralmente a -18 ºC), com a consequente cristalização de uma parte da água e alguns dos solutos. ...
O congelamento de preços é a fixação temporária de um preço máximo legal instituído pelo Poder público. Normalmente, os governos o utilizam para garantir que os consumidores tenham maior acesso aos bens e serviços, mesmo em situações de escassez.