As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
O sistema articular reúne as articulações do nosso corpo, que podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações ou junturas. Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos.
Uma bursa (plural bursae ou bursas; latim: Bursa synovialis) ou bolsa sinovial é uma pequena bolsa cheia de líquido (sinóvia) localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça um osso. As bursas reduzem o atrito entre as duas superfícies em movimento.
Bolsa subdeltóidea – bolsa que contém o lubrificante das articulações; Tendões do manguito rotador – tendões que fazem parte do grupo de músculos do ombro e ajudam a estabilizá-lo.
Bolsas Sinoviais (Bursas) São fendas no tecido conjuntivo entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. São constituídas por sacos fechados de revestimento sinovial. Facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas.
Bainha do tendão - estes são tubos de tecido preenchido com um fluido lubrificante que rodeiam os tendões como um túnel. Os próprios tendões são cobertos por uma membrana, o epitendineum. Se inflamarem ou mudarem, devido ao esforço excessivo, uma dor desenvolve-se ao longo do tendão.
Bolsas Sinoviais (Bursas); São fendas no tecido conjuntivo entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. ... Bainha Sinovial dos Tendões; Facilitam o deslizamento de tendões que passam através de túneis fibrosos e ósseos (retináculo dos flexores de punho).
As bainhas tendíneas (BTs) são sacos fechados revestidos por membrana sinovial que secreta líquido sinovial (LS). São encontradas circundando os tendões sempre que há aumento de fricção ou mudança de direção na tração dos mesmos sobre uma articulação (HARDY, 1995).
Membrana sinovial é um tecido conjuntivo especializado que alinha a superfície interna das cápsulas de articulações sinoviais e bainha do tendão da bainha sinovial. Ele faz contato direto com o líquido sinovial lubrificante, que é o principal responsável pela manutenção.
Bainha fibrosa dos tendões: Tem a função de conter o tendão para delimitar seu movimento, porém permite seu deslizamento. Bolsa sinovial: Tem a função de diminuir o atrito entre duas estruturas (óssea, muscular, epitelial).
O que é abcesso da bainha tendinea? É quando existe um quadro infeccioso na camada que recobre nossos tendoes, flexores ou extensores. Nesse caso, necessita de drenagem cirurgica de urgencia, pois as basctérias ali existentes podem danificar os tendões e gerarem sequelas.
A inflamação surge quando bactérias comuns da pele conseguem contaminar feridas produzidas ao redor da unha, geralmente após pequenos traumas, como lesões na cutícula, roer as unhas, cortar a unha em excesso, topadas com o dedão do pé, uso de sapatos apertados, ou quando a manicure “tira um bife” do seu dedo.
O panarício é causado geralmente por uma infecção nos dedos das mãos ou dos pés por bactérias do tipo estafilococos (geralmente Staphylococcus aureus) ou estreptococos. Algumas condições tais como um meio úmido, pode promover o desenvolvimento desta bactéria.
A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedirão que a unha infeccione e a inflamação se agrave. Alguns exemplos de pomadas com antibióticos na composição são a Nebacetin, Nebacimed ou o Verutex, por exemplo.
Para tratar uma unha encravada em casa, adote as seguintes medidas:
Cutícula inflamada: como tratar? Veja 5 dicas para lidar com os machucados ao redor das unhas
Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica no local; Se a unha estiver muito encravada, inflamada ou com pus e não for possível caminhar normalmente, não mexa. Procure um podólogo ou dermatologista para desencravar a unha.