A transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA. Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase.
A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. ... O processo é iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA.
A transcrição, que ocorre no núcleo, irá permitir que a informação genética contida no DNA passe para o citoplasma sob a forma de uma molécula de RNA de menores dimensões, possibilitando a síntese proteica.
Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.
Se uma fita de DNA for , por exemplo , AAACGTATC , a fita complementar será TTTGCATAG . Veja que timina T liga-se à Adenina A , etc . Para passar para RNA basta substituir a Timina pela Uracila . A fita de DNA AAACGTATC terá a fita de RNA como UUUGCAUAG .
O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
DNA de uma célula humana apresenta um comprimento de quase dois metros. Para facilitar a organização do DNA dentro do núcleo celular, o mesmo é dividido em elementos chamados cromossomos. Por outro lado, quando as células se dividem, o DNA nos cromossomos se condensa em níveis maiores.
Tem mais depois da publicidade ;) O RNA é formado por uma cadeia de nucleotídeos. Cada um desses nucleotídeos constitui-se de um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. No RNA, o açúcar é a ribose, e as bases nitrogenadas são a adenina, guanina, citosina e uracila.
Resposta : Não, os vírus são acelulares (não possuem célula) e podem ter DNA ou RNA, e existem protozoários e algas microscópicas que também não possuem RNA. Os demais seres possuem RNA com certeza.
Todos os seres vivos possuem DNA. Tudo o que é vivo, possui DNA. Vírus pode ser o foco da sua pergunta, mas eles não possuem células. Vírus é acelular, ou seja, sem célula, sem DNA.
Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros. A Água e as pedras são seres não vivos.
DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.
O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.
Resposta. RNA é o ácido ribonucleico, é encontrado nos ribossomos. O RNA é uma molécula simples formada a partir do DNA. A função do RNA é levar as informações para fora da célula.
Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. ... A pentose presente no DNA é a desoxirribose, já no RNA trata-se da ribose e, por isso, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e RNA é o ácido ribonucleico.
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio.
Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada purina, sendo, por isso, denominadas bases púricas.
Resposta. Bases nitrogenadas do DNA: Adenina, Citosina, Guanina e Timina.
A soma das bases nitrogenadas deve ser igual a 100%. Se, por exemplo, o DNA de um animal apresentar 40% de Adenina, a base pareada, que é a Timina, também estará numa porcentagem igual, ou seja, 40%. Somando as duas, têm-se 80%. Os 20% restantes são divididos igualmente entre Citosina (10%) e Guanina (10%).