A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
he·re·di·tá·ri·o o. 1. Que se recebe ou se transmite por herança.
Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos do pai une-se com os 23 cromossomos da mãe, originando a célula ovo ou zigoto com 46 cromossomos que contém as carcterísticas trazidas do pai e da mãe. ... Os estudos científicos sobre transmissão das características dos pais para os filhos é o que se chama hereditariedade.
Pai, mãe, filhos, irmãos, continuam a ser os lugares nos quais os humanos nos alocamos segundo seja o nosso dizer. ... Temos a mãe que aporta o ventre, a mãe gestante, uterina, ginecológica ou portadora. A mulher que aporta os óvulos será a mãe genética ou biológica.
Apresentamos características de nossos pais graças à herança genética que é o processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas que são transmitidas à descendência.