Saiba como preencher corretamente uma Nota Promissória
Basta que, em sua criação, sejam preenchidos requisitos essenciais, quais sejam: (1) denominação de “Nota Promissória” inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título; (2) a promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada; (3) a época do pagamento; (4) a indicação ...
Nota Promissória tem valor judiciário? Trata-se de um título extrajudicial, sendo utilizado principalmente quando há empréstimos obtidos sem a intervenção de empresas financeiras ou transações bancárias. Vale observar que, no Brasil, este documento é regido por lei assim como na Lei Uniforme de Genebra.
03 anos
Caso a nota promissória não seja paga em seu vencimento, poderá ser protestada, como ainda será possível, ao beneficiário, efetuar a cobrança judicial, a qual ocorre por meio da ação cambial que é executiva. No entanto, a parte só pode agir em juízo se estiver representada por advogado legalmente habilitado.
Em consequência dessa ação que é conhecida como extrajudicial, o seu nome fica sujo. Além de ter o nome no SPC, SCPC e outros órgãos de proteção ao crédito, o não pagante fica impossibilitado de prestar concurso público. Então, você ao solicitar, por exemplo, um empréstimo com o nome protestado, ele será negado.
O pagamento do título ou documento de dívida apresentado para protesto será feito por meio de boleto bancário enviado junto com a intimação ao devedor ou cartório que enviou a intimação. Após ser intimado, o devedor tem 3 dias para pagar o título, caso contrário, é protestado no primeiro dia útil seguinte.
Se o consumidor for protestado e não quitar a dívida em cartório, ele precisa quitá-la junto ao credor. Nesse caso, o credor deve devolver o título de crédito (cheque, duplicata). Se o título foi extraviado, o consumidor, ao realizar o pagamento, deve exigir uma declaração de anuência, com firma reconhecida.
Protesto agora é gratuito para credores e devedores podem parcelar a dívida. Seis em cada 10 títulos de dívida, cobrados via cartórios de protesto, são quitados em até três dias. ... Quando quitar a pendência, o devedor arcará com com as despesas, incluindo taxas e emolumentos devidos aos órgãos públicos.
O primeiro passo é descobrir em qual Tabelião de Protesto o título está protestado e para obter essa informação clique aqui ou acesse www.protestosp.com.br. Clique aqui para solicitar a certidão de protesto.
Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar: