Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
O delirium no idoso é definido como uma síndrome geriátrica aguda e reversível de trajetória flutuante, que altera a capacidade de atenção, cognição e consciência dos indivíduos afetados.
As alucinações auditivas, como ouvir vozes, estão relacionadas a distúrbios psiquiátricos, como a esquizofrenia. Na terceira idade as principais causas de alucinações são devidas a intoxicações por medicamentos, alcoolismo e demência.
O idoso com confusão mental, que pode ser causado por uma doença mental como Alzheimer ou devido a desidratação, por exemplo, pode não compreender o que é dito e resistir às atividades diárias como o banho, alimentação ou tomar os remédios.
3. Remédios contra insônia. Alguns nomes de remédios para dormir que o médico pode indicar são Lorax e Dormire, mas ele também pode receitar medicamentos indicados para outros fins, mas que também favorecem o sono como os anti-histamínicos: Periatin e Fenergan; antidepressivos: Amytril e Pamelor; ou sedativos: Stilnox.
Demência é um termo associado à ideia de loucura. Em medicina, porém, a palavra tem significado diferente. Demência é uma palavra genérica para identificar deficiências cognitivas que acontecem principalmente após os 70 anos.
1 Que ou quem sofre de demência. 2 pej Diz-se de ou pessoa cujas atitudes denotam falta de inteligência; ignorante, néscio.