República. No período republicano, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe, em uma assembleia. Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuleia, votada pouco tempo depois da Lei das Doze Tábuas e o direito de eleger magistrados plebeus.
Plebeus:Homens livres, mas que não possuiam direitos políticos. Clientes: Dependiam dos patrícios. Ofereciam aos patrícios os seus serviços e votos em troca de proteção. Escravos: Trabalham sem remuneração.
Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana.
Considerados chefes, os patrícios descendiam dos lendários fundadores da antiga Roma, sendo proprietários das maiores porções de terras. Na sociedade romana, representavam a aristocracia, eles tinham os direitos políticos com exclusividade, somente eles formavam o governo.
A sociedade romana tinha como principais membros os patrícios e os plebeus, mas outros, como os clientes, os escravos e o proletariado, também a compunham. ... Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.
Em Roma, a escravidão se dividia em duas ramificações: a escravidão por guerras, que acontecia quando os romanos conquistavam novas terras, e os indivíduos plebeus eram convertidos em escravos, sem direitos legais, e a escravidão por dívidas, que ocorria quando alguém devia para um patrício e não tinha como pagar, ...
E os romanos, entre outros povos, foram responsáveis por deixar profundas marcas em nossas vidas. Mas, além da república, do direito civil, da arquitetura e urbanismo e do latim — que serve de base para vários idiomas, entre eles o espanhol, o francês e o português —, os romanos nos deixaram outras heranças.
A sociedade romana estava dividida entre patrícios, plebeus e escravos. Os patrícios eram os mais socialmente destacados e tinham como funções administrar o governo romano e as suas terras, assim como prestar serviço militar como oficiais. Os plebeus eram a classe "intermediária".