Os fluidos pseudoplásticos apresentam diminuição drástica na viscosidade quando a taxa de cisalhamento excede um certo limite máximo. ... O exemplo clássico desse tipo de fluido é o catchup. Alguns fluidos apresentam mudança na viscosidade em função do tempo, sob a mesma temperatura e taxa de cisalhamento (velocidade).
Fluido Newtoniano – são fluidos que possuem uma relação linear entre a tensão de cisalha- mento e a taxa de cisalhamento, ou seja, em sistemas dentro do regime laminar apresentam valor de viscosidade apenas dependente da temperatura e pressão (MACHADO, 2002).
A Reologia é a ciência que estuda como o fluido se comportará quando submetido a uma deformação ou força de cisalhamento.
Alguns exemplos são a água, o leite e os óleos vegetais. Já os fluidos não newtonianos, como ketchup e o amido de milho com água, são aqueles cuja viscosidade varia conforme o grau de deformação aplicado.
A viscosidade pode ser entendida como uma resistência a um fluxo, ou seja, quando um fluido é submetido a uma tensão, se ele flui de maneira rápida pode-se dizer que ele é pouco viscoso – como exemplo a água – já se o fluido possui certa resistência a escoar e por isso sua fluidez é baixa, pode-se dizer que ele é um ...
É bem fácil fazer oobleck em casa: coloque duas xícaras de amido de milho numa tigela e, aos poucos, vá acrescentando água (cerca de uma xícara) até criar uma mistura que se assemelha a uma massa de panqueca. Este é um bom exemplo de “fluido não-newtoniano”.
Modo de Fazer:
Isto acontece porque quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco.
A mistura de amido de milho e água é um fluido não newtoniano, assim como a areia movediça, o que significa que sua viscosidade não é bem definida e nem constante.
A mistura turva gerada pela areia é chamada de suspensão. Depois de alguns minutos, a areia se assenta no fundo do copo.
Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.
Coloque a maisena, o sal e água em uma panela e misture bem. Leve ao fogo em banho Maria e aguarde até que a massa fique consistente e comece a soltar da panela. Pingue o corante (uma gosta é suficiente) e espere esfriar para utilizar. Não esqueça de guardar em um saco plástico para manter a consistência.
Coloque a areia fina em uma tigela e acrescente o amido de milho mexendo até se misturarem. Coloque o detergente líquido e então uma colher de sopa de água e mexa até dar forma de massinha. Quando terminar de mexer, acrescente mais uma colher de água e mexa. Faça isso aos poucos até obter a consistência desejada.
Para fazer a massinha de modelar com 2 ingredientes você precisa de:
A principal dica para fazer uma massinha de modelar segura e no ponto certo é recorrer apenas a ingredientes comestíveis (como farinha e sal), atentar às proporções e lembrar de mexer bem a massa com as mãos até que ela fique bem macia (e não quebradiça).
Caso a massa fique seca durante o preparo, basta acrescentar um pouquinho mais de água. Se ficar muito mole e grudenta, adicione mais farinha. Para fazer em menor quantidade, use como medida uma xícara de café pequena e uma colher de café. Repita a receita para cada uma das cores.
Misture a farinha, o sal, e o tang juntos. Ferva a água e adicione o óleo na água. Coloque um pouco de água nos ingredientes secos e misture com uma colher ou com a mão. Continue adicionando água aos poucos e siga amassando até que a cor fique uniforme e a massinha fique macia como a da Play-Doh.
Amassando com água. Reúna a massinha ressecada em uma tigela. Separe as cores para evitar que elas se misturem e formem uma pasta amarronzada. Como as massinhas são compostas primariamente de água, sal e farinha, adicionar água pode ser tudo que você precisa fazer para ressuscitar sua massa de modelar.
Por mais que já tenham aparecido várias sugestões no Tempojunto tem sempre ideias novas para compartilhar e inspirar um final de semana animado.
Para dar cor a massinha, compre corante para alimento e pingue algumas gotas. Numa tigela média junte a água e a gelatina até obter uma consistência de uma tinta mais cremosa. Pronto! As crianças podem usar os dedinhos ou pincéis para pintar sobre um papel mais brilhante.
Ingredientes
6 dicas para brincar de massinha com as crianças em casa
Criatividade: a criança imagina, cria e materializa os pensamentos que tem em sua mente, dando asas à sua imaginação. Motor fino: a massinha de modelar ajuda a estimular as habilidades motoras finas das crianças, já que adquirem agilidade, força e destreza em seus dedos quando brincam com elas.
1 mês
a partir dos 2 anos de idade
A indicação são:
Os primeiros brinquedos: de 7 a 12 meses Os pequenos com essa idade precisam de estímulos para engatinhar e conhecer o mundo através dos primeiros passos. Bolas, cadeiras de balanço, jogos para empilhar ou de encaixar e até com sons são os mais recomendados.
A partir de 4 meses pode manipular chocalhos, mordedores, bonecos de pano que ele pode apertar. Até os 5 meses, a criança se sente atraída pelos móbiles bem coloridos e com sons. Mas, a partir disso, eles se tornam perigosos: a criança pode pegar e puxar para cima dela.
A partir dos 4 meses, os chocalhos pequenos, mordedores, bonecos de vinil e bolas de diferentes texturas são indicados para ajudar no desenvolvimento nesta fase.
– Até os 6 meses, ele consegue identificar possíveis intenções ou estados de humor pelo tom e modulação das vozes que ouve. – No 6º mês, o bebê já compreende algumas palavras familiares, como “mamãe” e “papai”. Dica: fale com o seu filho desde cedo. Até mesmo quando ele estiver na barriga!