No arcadismo também tem o "carpe diem", aproveitar o agora, viver plenamente hoje. No Brasil, os principais foram Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão. Já o barroco, buscava reconciliar a espiritualidade com a razão, tendo assim as principais características a contradição e contraste.
A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII.
O nome “arcadismo”, que também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga e foi um movimento literário que surgiu na Europa com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca.
O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. ... Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.