Conhecido por um grande número de pessoas; sabido: é notório seu talento para ensinar. Que não se pode contestar, duvidar nem refutar; evidente: parlamentar com notório respeito público. Notório Saber. Título atribuído aos professores ou aos pesquisadores que realizaram trabalhos cuja importância foi reconhecida.
Nesse caso, a flexão do adjetivo para o feminino só ocorre quando há um artigo determinando o substantivo. Portanto: É notório participação da mulher na geração da renda familiar. É notória a participação da mulher na geração da renda familiar.
O correto é FAZEM-SE NECESSÁRIAS MEDIDAS… Todos os termos devem concordar com MEDIDAS. A frase tem, como equivalente semântico, MEDIDAS SÃO FEITAS COMO NECESSÁRIAS ou o bom e popular MEDIDAS SÃO NECESSÁRIAS.
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se".
O mesmo que dizer que se fez, que se criou. Exemplo de uso da palavra Fez-se: Fez-se adulto com 30 anos.
SubstantivoEditar
Sem erros. Depois dessas explicações e exemplos, ficou fácil saber quando usar “faz ou fazem”. Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.
Indicação é um substantivo feminino, por isso neste exemplo deverá ser 'obrigatória'. É obrigatório indicar um valor para o campo morada. Também deve concordar com o singular ou plural: São obrigatórios os valores.
Resposta: Tanto faz. Pode-se fazer a concordância verbal e nominal com o sujeito implícito "isso": quantas vezes [isso] for necessário, OU com o substantivo explícito: quantas vezes forem necessárias.
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.
AdjetivoEditar