A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.
LIVALO é indicado como terapia complementar à dieta para reduzir os níveis elevados de colesterol total, “colesterol ruim” (LDL-C), apolipoproteína B, triglicérides e para aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL-C) em pacientes adultos com excesso de substâncias gordurosas no sangue.
Trezete deve ser usado como terapia auxiliar à dieta em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular, quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não familiar) ou com dislipidemia mista.
“O primeiro grupo de indivíduos experimentam efeitos adversos para os quais há evidências científicas, como o risco aumentado de desenvolver problemas musculares (dores e câimbras, principalmente) e diabetes; o outro grupo de pessoas apresenta problemas para os quais há dúvidas se realmente podem ser atribuídos ao uso ...
Distúrbios gastrintestinais: diarreia, dispepsia, náusea, flatulência; Distúrbios musculoesquelético e do tecido conjuntivo: artralgia, dor nas extremidades, dor musculoesquelética, espasmos musculares, mialgia, edema articular; Laboratorial: alterações nas funções hepáticas, aumento da creatina fosfoquinase sanguínea.
A principal diferença reside na potência da estatina. A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol, a atorvastatina 37% e a rosuvastatina 46%. Portanto, a escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente.
A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária. A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A resposta é mantida durante tratamento crônico.
A medicação pode ser prescrita no tratamento e prevenção de eventos cardiovasculares em pessoas que apresentem fatores de risco como tabagismo, hipertensão, diabetes, histórico familiar de doença do coração etc., baixando o colesterol ruim, o LDL.
Atorvastatina Cálcica comprimidos revestidos é indicado como um adjunto à dieta para o tratamento de pacientes com níveis elevados de colesterol total (CT), lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), apolipoproteína B (apo B) e triglicérides (TG), para aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDLC) em ...
Por isso, tipicamente, é recomendado que estas sejam administradas à noite,3,5 o que é apoiado pela maioria dos dados. Se tomadas duas vezes ao dia a administração será de manhã e à noite. Os alimentos aumentam a absorção da lovastatina, devendo ser administrada ao jantar.
O evolocumabe aparece como alternativa para quem não podem se medicar com estatina, por conta de efeitos colaterais ou de respostas não satisfatórias no tratamento da doença --tanto a FDA quanto a Anvisa recomendam o remédio a portadores de hipercolesterolemia familiar homozigótica, hipercolesterolemia e dislipidemia ...
A atorvastatina pode ser diferenciada da segunda porque é mais potente, apresentando assim maior capacidade na redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina apresenta um potencial de ação considerado intermediário.