(Aluísio Azevedo, O Cortiço, cap. ... D Por que é previsível o que virá a suceder com o cortiço? RESOLUÇÃO: Porque, no ciclo biológico, à vida seguem-se o declínio e a morte.
João Romão: dono da Taverna, do Cortiço São Romão e da pedreira, é um dos principais personagens da narrativa. Busca a ascensão social a qualquer custo e, por isso, representa o capitalista explorador e ganancioso, dono de muitas ambições.
Dono do Cortiço, João Romão é um português ambicioso que explora seus empregados. Além de proprietário da habitação coletiva, ele é dono de uma pedreira e uma taverna. Ainda que não seja o personagem principal da trama, muitas passagens do romance revelam sua ascensão social.
Resposta. João Romão enriquece às custas de sua obsessão pelo trabalho de comerciante, mas também por intermédio de meios ilícitos, como os roubos que pratica em sua venda e a exploração da amante Bertoleza, a quem engana com uma falsa carta de alforria.
O personagem principal da história é o cortiço, porque nele as ações acontecem de forma tão dinâmicas que o espaço ganha vida, como se fosse uma pessoa.
A- A característica física que marca a personagem Bartoleza de "O cortiço" é que a mesma era uma mulher negra.
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.
Movimento artístico e literário iniciado no século XIX O Naturalismo foi um movimento artístico cultural ligado às artes plásticas, literatura e teatro. O movimento nasceu na França, na segunda metade do século XIX. O Naturalismo foi um movimento de radicalização e extensão do Realismo.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. ... Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo.