Para fazer isso com uma tabela dinâmica :
Para que seja possível encontrar o resultado, usaremos a função =SOMASE(B2:B11;">6"), onde entre os valores das células B2 a B11, serão somados os que forem maiores que 6.
Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números. Veja um exemplo.
Utilizamos a função =Cont. valores(B5:B21) em G5, delimitando o intervalo para a coluna de alunos. Com essa função o Excel vai contar quantas células têm dados , no caso, nomes de alunos inscritos. Dessa forma temos a quantidade de inscritos, e a cada novo inscrito o número é atualizado.
Combinar texto de duas ou mais células em uma única célula
Dica: Você pode também somar horários usando a função AutoSoma para somar números. Selecione a célula B4 e, na guia Página Inicial, escolha AutoSoma. A fórmula terá a seguinte aparência: =SOMA(B2:B3). Pressione Enter para obter o mesmo resultado, 16 horas e 15 minutos.
Explicação do Cálculo:
O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas.
Cálculo de horas no Excel
Vamos no menu "Arquivo" > "Opções" > "Avançado" > "Ao calcular esta pasta de trabalho", e marque a opção "Usar sistema de data 1904". Pronto. Agora sua pasta de trabalho já está habilitada para trabalhar com horas negativas.
Como funciona o cálculo com compensação? Este é muito mais simples, pois basta somar a quantidade de horas exercidas e descontar a mesma quantidade em um outro dia. Caso o resultado seja equivalente a 8 horas, uma folga deve ser agendada para reparação dessa mesma quantidade de horas.
ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE HORAS - MANUAL BÁSICO DE ROTINAS TRABALHISTAS. Compensação de horas de trabalho corresponde em acrescer a jornada de determinados dias em função de outro suprimido, sem que essas horas configurem como horas extras.
De maneira prática, funciona assim: sempre que o trabalhador precisar ficar alguns minutos a mais no trabalho, esse tempo vai sendo acumulado em um sistema de banco de horas. ... Assim, a principal diferença entre o banco de horas e a compensação é o acordo firmado entre o colaborador e o empregador.
Mas lembre-se: os colaboradores que tiverem uma jornada de trabalho com compensação de horas só podem trabalhar até 2 horas a mais por dia, respeitando o limite máximo de 10 horas.
A lei garante o direito do empregado ao descanso em dias de feriado ou a remuneração em dobro pelos feriados trabalhados e não compensados (artigo 9º da Lei 605/49). Assim, se o trabalho no feriado for compensado com folga em outro dia da semana, o empregador não estará obrigado ao pagamento da dobra.
Compensação do banco de horas durante a semana Mas e se no sábado de uma semana é feriado? Nesse caso, o trabalhador não deve fazer o tempo adicional durante a semana. Isso porque o feriado faz parte do repouso semanal remunerado e não precisa ser compensado.
Além de ter sido acordada, seja de forma individual ou coletiva, a compensação de jornada deve ser feita de forma semanal ou, no máximo, mensal, diferente do banco de horas que tem o limite de um ano.
A Compensação de Jornada é o regime de trabalho em que o empregado prorroga a sua jornada laboral em alguns dias e reduz a jornada em outros dias, de forma que, no final, ele obedeça à jornada normal de um período (um módulo), sem que haja o pagamento de horas extras.
Caso o feriado recaia entre segunda e sext-feira, a empresa deverá dsitribuir as horas que seriam compensadas no feriado em outros dias da semana. ... 48 minutos divididos por quatro é igual a 12 minutos de acréscimo na segunda, terça quarta e sexta-feira.
O regime de compensação é um ajuste anexo ao contrato de trabalho que estipula, bilateralmente, a possibilidade de aumento da jornada em um dia pelo decréscimo em outro, sem que isso enseje qualquer valor a título de horas extras.
Segundo a CLT, a compensação de horas exige acordo escrito entre empregado e empregador ou contrato coletivo de trabalho, muito embora a Constituição Federal/88, em seu artigo 7º, XIII, estabelece que a compensação de horas deve ser realizada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Prorrogar horas de trabalho significa acrescer horas suplementares à jornada normal de trabalho. Tanto no acordo de prorrogação de horas como no acordo de compensação de horas, ocorre ao acréscimo de horas suplementares á jornada normal de trabalho.
A diferença entre o regime de compensação e o banco de horas é que no regime de compensação as horas devem ser compensadas dentro do mês e as datas de trabalho extra e as de folga para compensação devem ser previamente estabelecidas.
O banco de horas serve para flexibilizar o controle de jornada das empresas e reduzir os custos com o pagamento das horas extras. Em lugar de lançar essas horas como proventos na folha de pagamento, os gestores negociam dias ou horas de folga para os colaboradores que estiverem com saldo positivo acumulado.
O banco de horas funciona como um regime compensatório, que converte as horas trabalhadas a mais em períodos equivalentes de folga — quando solicitado pelo colaborador. Quando o funcionário ultrapassa a sua jornada de trabalho diária, o sistema passa a contabilizar os minutos extras no banco de horas do funcionário.
Portanto, não é possível o colaborador compensar as horas do banco de horas no período do aviso prévio trabalhado, devendo a empresa pagá-las como extra no TRCT, pois a compensação deve ser realizada antes de qualquer procedimento rescisório.