Tecido conjuntivo reticular O tecido reticular suporta o estroma dos órgãos do corpo, especialmente o linfóide. As redes reticulares filtram a linfa e proporcionam um microambiente para a passagem e ligação dos glóbulos brancos. Assim, está presente na medula óssea vermelha, nos gânglios linfáticos e no baço.
Tecido Elástico Como o nome já diz, é constituído principalmente pelas fibras elásticas que são secretadas pelos fibroblastos e fibrócitos, podendo ser formado também pelas células musculares lisas, nos vasos sanguíneos, formando membranas de fibras elásticas.
Os tecidos humanos podem ser classificados em diferentes tipos, sendo os quatro tipos básicos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Resposta. Resposta: Tecidos são formados pelo agrupamento de diferentes células, cada qual com sua função. Explicação: Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos, formados por células. Os órgãos que trabalham juntos para a realização de uma tarefa específica formam os chamados sistemas.
Tipos de Tecido Epitelial
O arranjo das células permite classificar o tecido em: simples, estratificado, pseudoestratificado e transição. A forma das células permite a classificação em pavimentoso, cúbico e prismático. Já a função permite classificar o tecido epitelial em revestimento e glandular.
Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com critérios essencialmente morfológicos, baseando-se em dois aspectos: o número de camadas que possuem e a forma das células da camada mais superficial.
Tecido Epitelial- Epitélio de revestimento e glandular.