A motricidade fina são os movimentos que a criança tem ao utilizar os seus braços, mãos e dedos com maior precisão. Exige uma maior coordenação e destreza na atividade. A motricidade grossa é o controlo que a criança tem com o seu corpo, seja a postura, o equilíbrio estático e dinâmico, os deslocamentos e balanços.
Atividades para estimular a coordenação motora fina
Elas envolvem tanto a parte ampla – ou seja, brincadeiras que ensinam o pequeno a coordenar o corpo no espaço -, quanto a motricidade fina, que são “movimentos mais delicados e específicos como pinçar, segurar, transpor o objeto de uma mão para outra e agarrar uma bola, fazendo assim, manuseio de pequenos objetos”, ...
As habilidades motoras amplas (coordenação motora ampla) dizem respeito ao controle de movimentos amplos, voluntários ou complexos de nosso corpo. ... A coordenação motora ampla representa o domínio que a criança exerce sob o corpo em sua relação com o tempo e especialmente com o espaço.
Para entender mais sobre o tema, primeiro é preciso saber exatamente o que é a motricidade, ou coordenação motora, que é a capacidade que todos os seres humanos têm de dominar o próprio corpo. A motricidade nas crianças se desenvolve através de dois processos importantes: as experiências e a aprendizagem.
ROSINEIDE FERNANDES Conceito de Neuromotricidade São os aspectos da motricidade relacionados com o sistema nervoso, sua maturação e suas perturbações.
O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. ... Enfim, a crianças utilizam o movimento como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos. Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas.