A área do cilindro (área total) corresponde a medida da superfície dessa figura, sendo calculada a partir da soma das duas bases mais a área lateral. Para tal, utilizamos a seguinte fórmula: área total = 2x área da base + área lateral.
O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.
Considere o seguinte exemplo: Um poço de 20 m de profundidade com 1 m de diâmetro terá um volume de 15,7 m³, ou 15,7 mil litros. V = (3,1416(1)²)/420 = 15,7 metros cúbicos.
Sabendo que 1 metro é igual a 100 centímetros, se o nível do açude abaixou um centímetro, isso corresponde a 100 metros cúbicos de água. O mesmo cálculo pode ser usado para saber o volume de objetos que não têm uma forma geométrica.
O volume do aquário pode ser calculado com facilidade a partir de suas dimensões. Multiplique o comprimento pela largura e pela altura. Todas as medidas em centímetros. O resultado é dividido por 1.
Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.
Para peixes entre 10 e 15 cm de comprimento, são calculados 3 litros de água por cm de comprimento do corpo; Para peixes com mais de 15 cm de comprimento, são calculados 4 litros de água por cm de comprimento do corpo.
Como critério geral para situações normais, a regra de 1 cm de peixe por litro de água funciona adequadamente e é muito fácil de calcular. Se a usar, faça-o sempre com os litros de água líquidos, e tenha em conta o tamanho do peixe adulto assim como a sua forma.
Sendo assim, o ideal é que o volume do filtro seja de 2 a 4% o volume do aquário — podendo ser um pouco superior, em alguns casos — e a potência da bomba deve passar o equivalente a 3 vezes o volume do filtro por minuto.
Quantos peixes colocar em um aquário de 50 litros:
Com um aquário de 20 litros, dá para ter dez peixinhos. Escolha peixes amigos, que não brigam entre si. Os neos, por exemplo, convivem bem com os paulistinhas e com os beijadores. Peixe gosta de ração.
É possível montar e manter de 30, 40 ou 50 litros com mais de 10 ou 15 peixes, saudáveis e ativos.
Para concretizar melhor, pode dizer-se que um aquário comunitário deve ter pelo menos uma frente de 50 cm e uma capacidade mínima aproximada de 60 litros.
O tamanho de um aquário deve estar diretamente ligado ao tipo e quantidade de peixes que você gostaria de criar. Isso influência na capacidade de suporte (oxigênio dissolvido na água/quantidade de peixes) e equipamentos como filtro, iluminação, controle de temperatura e tipos de substratos que serão utilizados.
15 litros
Aquário: um tanque de 20 litros é o recomendado para iniciantes. Aquários maiores são geralmente mais estáveis e oferecem melhor qualidade de vida para os peixes; Cascalho/Pedras: O cascalho deve ter espessura suficiente para permitir o fluxo de água, mas fino o suficiente para incentivar as bactérias nitrificantes.
Segundo a especialista, em geral, o aquarismo de água doce é mais simples que o de água salgada, e existem grupos de peixes que são mais resistentes. É o caso, por exemplo, dos labirintídeos, dos coridoras e dos ciprinídeos.
Entre os peixes mais recomendados para quem está começando estão:
Em aquários pequenos, devemos dar preferência a peixes como pequenos tretas (neon, mato grosso, foguinho…), bettas, limpa-vidro, paulistinha, lebiste(guppy) e outras espécies de tamanho reduzido. Isso é necessário porque quanto maior o peixe, maior espaço livre ele precisa para se deslocar.
Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador. Sendo assim, estes peixes não precisam de uma grande quantidade de oxigênio injetada na água.
Aquário de água doce sem aquecimento (Água Fria)
Nomes para peixes de aquário
Cuidados básicos dos dois tipos
Quais são os 4 melhores peixes para consumir na dieta?