É o instrumental mais comumente utilizado para a REMOÇÃO DE OSSO em cirurgia dentoalvelar. Cinzel Cirúrgico e Martelo Martelo e cinzéis cirúrgicos podem ser utilizados para remover osso, sempre são utilizados em conjunto.
Entenda qual é a aplicação do instrumento no mundo da odontologia. Existem alguns instrumentais que são indispensáveis a qualquer dentista. ... Cinzel é um instrumental cirúrgico utilizado principalmente para efetuar a separação entre o dente e a gengiva.
A Pinça Goiva, também conhecida como Alveolótomo, é utilizada geralmente para cirurgias de remoção do osso. ... Outra função seria para remover arestas cortantes e grandes quantidades de osso de maneira eficiente e rápida.
DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento.
A técnica de Chompret consiste na compressão das duas paredes de um alvéolo dentário. Alvéolo dentário é uma cavidade óssea responsável pelo alojamento dos dentes. Dessa maneira, o profissional da odontologia utiliza os dedos para pressionar a parede lingual e vestibular do alvéolo, logo após a remoção de um dente.
A manobra de Valsalva é uma manobra do exame físico importante no diagnóstico de comunicações buco-sinusais e deve ser usada sempre que indicada pelos cirurgiões-dentistas. Figura 3c: Obtenção e deslocamento do retalho pediculado.
Em comunicação buco-sinusal menores que 2mm de diâmetro, o tratamento mais indicado é a estabilização do coágulo e preservação do mesmo no local da extração. Não é necessário o levantamento adicional de retalho de tecido mole.
A fístula bucosinusal é descrita na literatura como um acesso direto, revestido por tecido epitelial, entre o seio maxilar e a cavidade bucal, que frequentemente é realizada acidentalmente durante a extração dentária quando o ápice do dente apresenta uma íntima relação com a cavidade sinusal.
A comunicação buco-sinusal é uma complicação que pode ocorrer após a exodontia de pré-molares e molares superiores. Isso acontece devido a proximidade das raízes com o seio maxilar. A comunicação permite acesso da cavidade oral ao seio, fazendo com que a flora bacteriana seja alterada.
Introdução: A sinusite maxilar é uma doença caracterizada pela inflamação e/ou infeção da mucosa do seio maxilar. Segundo a literatura, a sinusite maxilar de origem odontogénica representa 10‐12% dos casos de sinusite maxilar.
A sinusite odontogênica é uma infecção de origem dentária que se manifesta no seio maxilar. Porém, por não ser diagnosticada da forma correta, muitas vezes é tratada como outros tipos de sinusite, o que não resolve os sintomas apresentados pelo paciente.
O tratamento da sinusite odontogênica envolve o otorrinolaringologista e o dentista. O otorrinolaringologista trata a sinusite com o objetivo de dar-lhe uma solução antibacteriana e antisséptica. O dentista trata ou remove o dente afetado, eliminando assim a fonte de infecção .
A extração dentária pode levar a uma fístula oro-nasal, e se ela persistir precisará ser fechada. Quando a sinusite se torna crônica, ou seja, dura mais de três meses, pode ser necessária uma cirurgia por via nasal, para remoção de secreções acumuladas.
Quais são os sintomas da sinusite odontogênica?
Use fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida. Vá ao dentista o mais rápido possível.
Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar como é o caso da disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM), problemas dentários, sinusite, bruxismo, osteomielite ou até dor neuropática.