Saúde em Movimento - Metahemoglobinemia. Condição clínica originada pela conversão excessiva da hemoglobina em metahemoglobina , que é incapaz de ligar-se e transportar Oxigênio. A metahemoglobina é formada quando o Ferro da molécula heme é oxidado do estado ferroso (Fe2+) para o estado férrico (Fe3+).
As pessoas podem desenvolver metemoglobinemia após procedimentos médicos que usam certos anestésicos tópicos que são frequentemente borrifados na pele . Estes incluem benzocaína, lidocaína e prilocaína. Outros medicamentos que causam essa condição são a dapsona e medicamentos antimaláricos .
Agentes metemoglobinizantes são substâncias capazes de induzir a oxidação de um dos átomos de ferro da hemoglobina, resultando no pigmento metemoglobina (MHb). A MHb não consegue se ligar ao oxigênio, ao gás carbônico ou ao monóxido de carbono devido à carga positiva do ferro.
A metemoglobinemia (MetHba) é síndrome clínica causada pelo aumento da concentração de metemoglobina (MetHb) no sangue 1, que ocorre tanto por alterações congênitas (crônicas) na síntese ou no metabolismo da hemoglobina (Hb), como em situações agudas de desequilíbrio nas reações de redução e oxidação (desequilíbrio ...
A hemoglobina é uma proteína com estrutura quaternária formada por quatro subunidades. Cada subunidade é formada por uma porção proteica (globina) e um grupo prostético (heme). Existem diferentes tipos de globinas, sendo a hemoglobina formada por duas globinas alfa e duas globinas não alfa.
Atualmente existem 03 benefícios previdenciários que podem ser solicitados ao INSS pelos portadores da doença falciforme: – Direito ao auxílio doença; – Direito a aposentadoria por incapacidade permanente; – Direito ao Benefício Assistencial (LOAS).
algumas especialidades médicas podem avaliar o paciente com anemia falciforme, como por exemplo o pediatra (se o paciente for uma criança), hematologista ou um clinico geral.