Esse é o verdadeiro sentido da família eudemonista. Família base da sociedade, locus privilegiado e espaço de realização de todos os seus membros, independente do modelo familiar escolhido. Relações de afeto lastreadas nos princípios da dignidade da pessoa humana e da solidariedade.
A família tradicional é a forma mais comum, compreendida ao longo do tempo, como sendo a formação de um grupo composto por pai, mãe e filho(s). Dentro dessa perspectiva, a família pode ser entendida de duas maneiras. A partir do casamento legal, civil ou religioso, ou da união estável entre seus membros.
Temos famílias com dois pais, duas mães, só o pai, só a mãe, só o homem e a mulher sem filhos, enfim inúmeros formatos. ... Segundo o dicionário, família é um conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar, ou seja, não é necessariamente a composição pai, mãe e filhos.
No Brasil as relações são monogâmicas e não se é permitido o casamento entre pessoas da mesma família. A nossa atual legislação só protege o casamento, a família monoparental e a união estável, sendo está última um grande avanço levando-se em consideração a época que o projeto do Código Civil de 2002 foi escrito.
Resposta. há muita diferença das famílias antigas e das atuais ,a disciplina o respeito pelos membros das famílias antigas eram bem maior do que as de agora ,as vestes também são diferentes ,a maneira de se referir alguém etc...
Situações comuns podem ser a falta ou dificuldade de comunicação entre os membros da família, diferenças de opiniões, abusos físicos ou verbais, impedimento da autonomia, proibições ilógicas, desconfianças, comportamento imprevisível, intolerância, punições desproporcionais, chantagem emocional, criticas exageradas.
A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável.
Na minha vida, ela é a base fundamental de tudo. Posso dizer que a família é fruto do união e do amor, o vínculo afetivo mais valorizado e por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.
A minha família é o meu refúgio, o meu porto seguro, onde encontro paz e amor. Eu sei que eles são aqueles que vão estar comigo pra sempre, porque são os meus verdadeiros amigos. Minha família é tudo pra mim, meu bem mais valioso, a coisa mais preciosa que eu tenho na vida.
A seguir, veja uma lista com alguns dos valores humanos mais importantes e dicas de como torná-los cada vez mais presente em sua vida.
No entanto, existem alguns valores que são apresentados como “universais”, pois estão presentes em quase todas as sociedades do mundo por serem considerados importantes para um vida social harmoniosa. Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.