O peito, mais corretamente denominado tórax, é a parte superior do tronco localizada entre o pescoço e o abdome.
Epigástrio é a região superior e média do abdome, localizada dentro do ângulo esternal. Durante a respiração, o diafragma se contrai e se achata, deslocando as vísceras e produzindo um movimento para fora da parede abdominal superior (região epigástrica).
O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.
Em muitos vertebrados, o abdómen ou abdômen, abdome, vulgarmente designado de barriga, é uma parte do corpo situada entre o tórax e a pelve. No seu interior encontra-se a cavidade abdominal, que contém a maior parte das vísceras. Nos artrópodes é a secção mais distal do corpo, situando-se após o tórax ou cefalotórax.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax.
O tórax e o abdome são separados internamente pelo músculo respiratório diafragma. ... Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.
Resposta. o crânio protege o cérebro, a coluna vertebral protege a medula espinhal e a caixa torácica protege o coração, pulmão entre outros...
Resposta. Crânio - Protege o cérebro; Coluna vertebral - Protege a medula espinal; Caixa torácica - Protege órgãos como o coração, pulmões, fígado e etc.
Ele é formado de ossos, duros e fortes, unidos pelas articulações. Tem a função de proteger órgãos importantes como o cérebro, o coração e o fígado. O crânio funciona como um capacete protegendo o cérebro. Ele também serve para dar forma ao rosto.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
vértebras
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Canal Vertebral Ele é formado pela junção das vértebras e serve para dar proteção à medula espinhal. Além do canal vertebral, a medula também é protegida pelas meninges, pelo liquor e pela barreira hemato-encefálica.
Coluna vertebral
O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas. No mais, a maioria das características são comuns às das outras vértebras cervicais, como o forame transverso para a passagem da artéria vertebral.
A primeira vértebra do pescoço dos mamíferos é denominada atlas. Todos os mamíferos possuem sete vértebras cervicais e o osso atlas é a primeira vértebra dessa sequência. A vértebra atlas articula-se com a cabeça na parte cranial dos animais.
O nome Atlas refere-se a um titã grego que carregava o mundo/céu/globo nas costas: no caso da vértebra (Atlas), o mundo é representado pelo crânio ou a cabeça. É uma vértebra cervical atípica, pois além de não possuir processo espinhoso, não há corpo vertebral.
As vértebras atípicas são as vértebras únicas, que não possuem corpo vertebral comum e repetitivo, são apenas 3, o atlas, o axis e o cóccix.
Características distintas das vértebras lombares incluem um espesso e robusto corpo vertebral, um processo espinhoso pontiagudo e quadrilateral, para o ligamento de fortes músculos lombares, e processos articulares que são orientados diferentemente dos encontrados em outras vértebras.
A coluna cervical possui sete vértebras que podem ser classificadas em: atípicas e típicas, as primeiras são as três cervicais, atlas (C1), áxis (C2), e a sétima proeminente (C7), as típicas contém componentes estruturais que são comuns a todas as vértebras: corpo vertebral e arco vertebral, processos transverso, ...
Geralmente a sétima vértebra cervical é a mais palpável e até visível, marcando a região de transição da cervical para a torácica. Contudo, podemos afirmar com certeza que a vértebra C1, o atlas, nunca será palpada o processo espinhoso.