Para saber identificar o potencial de ionização basta observar a tabela periódica. É possível defini-la de acordo com a posição dos elementos químicos quanto a família ou ao período. 1. Na mesma família: na mesma família, a energia de ionização aumenta no sentido de baixo para cima.
O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.
Como mostrou-se, o tamanho de um átomo ao longo de um período aumenta da direita para a esquerda, portanto, a atração do núcleo sobre os elétrons de valência aumentará da esquerda para a direita. ... A sucessiva remoção de elétrons diminui o tamanho dos íons e consequentemente aumenta a energia de ionização”4.
quanto mais próximos do núcleo estiverem os elétrons da última camada, maior e a atração do núcleo sobre eles e, portanto, mais difícil é removê-los do átomo. assim: num período ou num grupo, a energia de ionização será tanto maior quanto menor for o raio atômico.
a) A energia de ionização é sempre positiva porque você precisa dar energia ao sistema para remover um elétron. ... Porque o elétron preso ao átomo está num nível energético mais baixo do que o elétron “solto”.
A carga nuclear de um átomo é dada pelo número de prótons do núcleo deste átomo e é chamada número atômico (Z).
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.