Pneumotórax é a presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.
O diagnóstico do pneumotórax é baseado na história e exame físico, e confirmado com a utilização de métodos de imagem. O pneumotórax espontâneo geralmente ocorre com o paciente em repouso, raramente durante exercício. Dor torácica e dispnéia são os sintomas mais freqüentes.
Os sinais e sintomas são, inicialmente, os mesmos do pneumotórax simples ( Pneumotórax). À medida que a pressão intratorácica aumenta, os pacientes apresentam hipotensão, desvio da traqueia e distensão da veia jugular.
Tratamento de Pneumotórax O tratamento padrão da maioria dos casos é a drenagem torácica. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que é inserido um tubo dentro do tórax ligado a um reservatório com água, o dreno de tórax em selo d'água. O ar sai da pleura, percorre o tubo e sai borbulhando no reservatório.
A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no centro de terapia intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.
O procedimento é feito por meio da inserção de um dreno na cavidade pleural, após anestesia local, vedado na extremidade oposta, abaixo do nível do tórax. Desta forma, ar, fluído ou sólidos presentes no espaço pleural conseguem escapar deste, sem retornar.
Como é feito o tratamento. O tratamento para o abscesso pulmonar é feito com uso de antibióticos como Clindamicina, Moxifloxacino ou Ampicilina/Sulbactam, por exemplo, durante, em média, 4 a 6 semanas, a depender do microorganismo causador e das condições clínicas do paciente.
Um abscesso pulmonar é uma cavidade com pus no pulmão, rodeada por tecido inflamado e causada por uma infecção. Um abscesso pulmonar geralmente é causado por bactérias que normalmente vivem na boca e são inaladas até os pulmões.
Pingar gotas de soro fisiológico nas narinas para ajudar a eliminar as secreções e facilitar a respiração; Dormir com um travesseiro alto para facilitar o sono e facilitar a respiração.
Como tratar. O tratamento para infecção pulmonar é feito de acordo com a orientação médica e normalmente é indicado que a pessoa fique em repouso, se hidrate adequadamente e faça uso de antibióticos, antivirais ou antifúngicos por 7 a 14 dias de acordo com o microrganismo identificado.
O bom funcionamento do pulmão depende do consumo de fibras e vitaminas encontradas em frutas e verduras, como indica a nutricionista Bianca Costa. Com a proximidade do verão, que tal experimentar um suco de manga com cenoura e água de coco, que possui todos estes benefícios?
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento
Gengibre: a raiz é eficaz no combate aos vírus e às bactérias de gripes e resfriados por possuir propriedades anti-inflamatórias eficazes na "limpeza" pulmonar, aliviando os sintomas de doenças respiratórias leves e facilitando a respiração.
Na falta de um inalador, o remédio é beber muito líquido, que será absorvido pelo sistema digestivo e ajudará a hidratar os brônquios, dissolvendo o catarro.