Onde fazer o exame de urofluxometria? O Centro Médico Brasil, em Guarulhos, realiza o exame de urofluxometria, contando com médicos capacitados e experientes, trazendo diagnósticos precisos e tratamentos adequados para os pacientes.
A fluxometria urinária requer que a recolha seja feita num aparelho apropriado com uma parte com forma de um funil e um recipiente - o urofluxómetro. O que se pretende é que o doente urine da forma mais normal possível, sem grandes esforços ou pressões, e sem tentar manipular a velocidade ou fluxo da micção.
A urofluxometria ou urofluxo é um exame que mede a força do jato urinário. O exame serve para orientar o tratamento de pessoas com sintomas urinários. Pacientes que possuem o fluxo urinário baixo podem apresentar problemas da próstata, de estreitamento do canal da uretra, ou até mesmo perda de contração da bexiga.
Os principais dados a serem aferidos são o fluxo urinário máximo (Qmáx) e médio (Qave), o volume urinado (VU), o RM e o aspecto da curva. Destacam-se esse último e o Qmáx. De maneira geral, Qmáx maior que 15 ml/s é considerado normal e inferior a 10 ml/s, alterado.
Num artigo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências (PNAS), uma equipa americana de físicos e biólogos revelou uma lei universal sobre o tempo que os mamíferos demoram a urinar: demoram em média 21 segundos para esvaziar a bexiga.
O débito urinário normal é 1-2 mL/Kg/hora. Quando o débito urinário é menor do que 0,27 mL/Kg/hora é chamdo Oligúria, e anúria quando é menor do que 0,08 mL/Kg/hora. Caso contrario quando existe uma produção aumentada de urina que pode ser devido a sobrecarga de fluidos, é conhecida como Poliúria. t : tempo (hora).