Variação Situacional É a capacidade que tem um mesmo indivíduo de empregar as diferentes formas da língua em situações comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulário em cada situação.
Situacional é neologismo que parece aplicar-se à linguagem de cada situação, como a gíria médica, a académica e outras, ou ainda com amigos íntimos, colegas, etc.
As variações diafásicas, também chamadas de variações situacionais, são variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que é utilizado um registro informal.
São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.
As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia. Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.
As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.
Falar de variantes históricas é falar que ao longo da nossa história, a língua muda. Literatura por exemplo, as produções literárias, são séc 16, 17, 18. Vemos ai outras expressões por exemplo: Você era Vossa mercê. Então as variações históricas estão associados aos diferentes usos da língua ao longo do tempo.
Variação histórica: acontece ao longo de um determinado período de tempo e pode ser identificada ao serem comparados dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivíduos socioeconomicamente mais expressivos.
Se nos deparamos, por exemplo, com uma fala que não está de acordo com a norma culta, é extremamente informal e apresenta faltas gramaticais, ela pode ser relacionada com um cidadão que não cresceu em um ambiente de acesso à educação de qualidade. Esse é um exemplo de uma variação sociocultural.