crossorigin="anonymous">
Nesse processo, ocorrem mudanças morfológicas no blastocisto, formando um disco embrionário bilaminar (epiblasto e hipoblasto). No decorrer da segunda semana também se formam algumas das estruturas extraembrionárias, como: cavidade amniótica, âmnio, vesícula umbilical, pedículo de conexão e saco coriônico.
Tamanho de feto: como está o bebê? Com 2 semanas de gestação, o futuro bebê ainda é um embrião, resultado da fertilização de um óvulo e um espermatozoide. Ele já possui um segmento chamado tubo neural, que formará a medula espinhal e o cérebro do bebê.
O bebê está crescendo e o corpo da mãe mudando. Os seios dela aumentam, a cintura alarga e algumas roupas já são perdidas. No final da semana o feto terá cerca de 2,3cm e apenas 2g. O feto tem 3cm e pesa menos de 4g.
No início do sétimo mês, o bebê apresenta por volta de 900 gramas e 35,5 a 43 cm de comprimento. Esses números mudam rapidinho para 1,3 a 1,8 quilos e 45 centímetros no início do oitavo mês. Já no nono mês de gestação, o bebê alcança até 3,5 quilos e 55 centímetros de comprimento.
A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.
Causas do atraso do crescimento intrauterino São muitos os fatores que podem originar um atraso do crescimento intrauterino, embora a causa mais comum esteja relacionada com um mau funcionamento da placenta, a responsável por transportar o alimento e o oxigénio ao bebé durante a gestação.
Nono mês de gravidez Assim que o bebê se sentir incomodado e apertado no útero materno, ele começa a fazer forças para ser expulso da barriga, seguindo após as contrações naturais o trabalho de parto.