Introdução. Uma fonte, ou nascente, é um lugar em que a água brota naturalmente do solo. Muitos rios começam em uma fonte natural, e muitas pessoas dependem de nascentes para seu abastecimento de água.
O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos). Efetivamente essas fontes não estão sempre separadas.
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
A mulher samaritana encontra Jesus sentado sobre a fonte de Jacó. Ela com seu cântaro vazio, sua sede física, sua necessidade cotidiana, revela muitos de nós.
Os estudiosos da Bíblia afirmam que o lote de terra é o mesmo sobre o qual o poço de Jacó foi construído. Poço de Jacó é mencionado pelo nome no Novo Testamento (João 4:5-6), que diz que Jesus Cristo "veio a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do campo que Jacó dera a seu filho José.
O Cristianismo tem suas raízes no Judaísmo da época do Segundo Templo, mas as duas religiões divergiram nos primeiros séculos da Era Cristã. O Cristianismo enfatiza a crença correta (ou ortodoxia) na Nova Aliança mediada por Jesus Cristo, conforme registrado no Novo Testamento.
O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
A palavra “Messias” deriva do termo hebraico mashiah, que significava originalmente “ungido”, indicando alguém marcado na testa com óleo sagrado para realizar cerimônias religiosas. Com o passar do tempo, seu sentido passou a descrever uma figura semidivina que deveria vir à Terra para resgatar seu povo – um salvador.
Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.
profeta Isaías
O início do ministério profético de Isaías situa-se em 754 a.C., coincidindo com 2 datas históricas precisas: a morte do rei Uzias de Judá e a fundação de Roma.
A profecia - Isaías 7:11-16 (7:15-16): 7:11 יא שְׁאַל-לְךָ אוֹת, מֵעִם יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; הַעְמֵק שְׁאָלָה, אוֹ הַגְבֵּהַּ לְמָעְלָה.
Isaías 42.
Jerusalém