catch marcam um bloco de declarações para testar (try), e especifica uma resposta, caso uma exceção seja lançada.
Um bloco try é chamado de bloco protegido porque, caso ocorra algum problema com os comandos dentro do bloco, a execução desviará para os blocos catch correspondentes.
Checked exception é um mecanismo que tenta, em tese, dar mais robustez para aplicações forçando uma exceção ser tratada de uma forma ou de outra pelo próximo nível na pilha de chamada. ... O mais comum é colocar um try-catch , mas é possível colocar na sua assinatura que ele lança essa exceção.
Explícitas: Exceções que precisam ser tratadas e que apresentam condições incontornáveis. Esse tipo origina do modelo throw e necessita ser declarado pelos métodos. É originado da subclasse Exception ou IOException.
Quando existirem um ou mais blocos catch, podemos capturar diversos tipos de exceções diferentes, porém devemos seguir algumas regras:
Exception . Use um bloco try nas instruções que podem lançar exceções. Use a try block around the statements that might throw exceptions. Quando ocorre uma exceção no bloco try , o fluxo de controle vai para o primeiro manipulador de exceção associada que está presente em qualquer lugar na pilha de chamadas.
Uma exception representa uma condição excepcional que altera o fluxo normal do programa. Quando um evento deste tipo ocorre no Java, uma exceção é lançada e a execução do programa é transferida para o código responsável por tratar esta exceção.
Qual a classe que origina o tratamento das exceções implícitas? Resposta Selecionada: . RunTimeException.