Trata-se de um exame invasivo indicado para correção Arritmias que não respondem aos medicamentos farmacológicos. É realizado em laboratório especializado, onde se executa os procedimentos com cateteres (tubos finos flexíveis especializados) dos tipos: Eletrodo e de Radiofrequência.
O estudo eletrofisiológico é um estudo intracardíaco especial desenvolvido para descobrir e estudar os defeitos no sistema elétrico do coração. Utiliza eletrodos especiais ligados a polígrafos computadorizados e são colocados no interior das cavidades cardíacas, guiados por sofisticados equipamentos de raios X.
O estudo eletrofisiológico complementa o eletrocardiograma na avaliação das arritmias cardíacas, através de registros intracavitários e da estimulação elétrica programada. É um método diagnóstico invasivo que utiliza cateteres eletrodos para registrar os eventos elétricos do coração.
Ablação
A ablação dura aproximadamente 2 horas. Ao término do procedimento, será feita compressão no local da punção por 10 a 15 minutos. A seguir, você será encaminhado para a sala de recuperação.
As principais complicações periprocedimento foram: cardíacas – perfurações, tamponamento cardíaco, choque cardiogênico, parada cardiorrespiratória; neurológicas – AIT e AVC. Complicações vasculares, pneumotórax, hemotórax, sangramentos, hematomas e hemorragias completam este quadro.
TABELA DE CIRURGIAS