Para descobrir qual é a rentabilidade de uma empresa, basta dividir o seu lucro em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial, ou seja, o valor da empresa atualmente. O resultado obtido, em percentual, equivale à rentabilidade deste negócio no período correspondente.
ROE é a sigla para Return on Equity, um indicador que relaciona o lucro de uma empresa com seu patrimônio líquido. É um dos principais indicadores da chamada análise fundamentalista, aquela em que o investidor avalia a saúde financeira de uma companhia para decidir se investe em suas ações.
Não existe um número ideal para o ROE, mas é consenso entre os investidores que a partir de 20% se tem uma rentabilidade saudável frente ao patrimônio líquido. Vale lembrar que o ROE é uma métrica estática pois entrega um dado histórico, oriundo de informações contábeis que são divulgadas pela própria companhia.
Atualmente um ROE é considerado bom quando acima de 15% (anual). Para efeitos de comparações, utiliza-se empresas do mesmo setor – e sempre observando a média dos últimos 5 anos para verificar a constância do indicador em cada uma delas.
O ROE é uma métrica usada tanto por administradores de empresas quanto por gestores de investimentos. O método propõe uma fórmula que nos permite calcular a relação percentual entre o patrimônio acumulado e o valor gerado em lucro.
Vejamos quais são as empresas brasileiras mais lucrativas....As 20 maiores empresas em lucro líquido
Empresas do varejo com maior faturamento no Brasil
Os 10 setores mais rentáveis
Além disso, toda crise tem suas oportunidades, e quem entender primeiro as novas necessidades do consumidor vai sair na frente em 2021....11 negócios em alta para investir em 2021