Prótese Total Superior ou Inferior Caracterizada (1 unidade): R$ 1.
A Prótese Fixa é a prótese que cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos, e são fixas na boca. São conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes, feitas de porcelana.
Tipos de prótese dentária
De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da USP, as próteses fixas e as removíveis duram em media entre 5 a 7 anos. A prótese que dura mais é a fixa com mais de dois elementos em porcelana, que tem uma durabilidade média de 10 a 15 anos.
Com certeza o implante tem o melhor custo beneficio. Se compararmos com próteses móveis, sabe-se que o conforto já não é o mesmo, sem dizer que muitos têm constrangimento devido à falta de estética. Em relação a durabilidade, o implante supera os demais procedimentos.
De maneira geral, a prótese dentária em porcelana pura aparece como o melhor material para prótese dentária fixa – seguida pela porcelana sobre zircônia. Como opção mais em conta está a zircônia pura, menos estética porém com durabilidade superior às demais, e as antigas porém eficientes metalocerâmicas.
Quais os tipos de prótese dentária mais comuns?
Dentadura fixa é a técnica ideal. A técnica mais moderna no tratamento com dentadura é a prótese dentária tipo protocolo. Sem contato com as gengivas, trazem uma significativa melhora na mastigação e estética do sorriso.
Para os pacientes que usam próteses fixas, a higiene bucal deve ser realizada da mesma forma como de costume, porém, dando uma atenção especial aos pilares e nas áreas de cimentação. "Nestas regiões deve-se utilizar fio dental super floss e escovas interdentais.
O primeiro passo é realizar uma higiene bucal completa, usando fio, escova e creme após as principais refeições. “A depender do tipo de prótese pode-se utilizar também fios especiais e escovas interdentais”. No caso da prótese ser removível, ela deve ser higienizada com escovas e cremes específicos.
Humedeça e escove sua prótese em água morna. Escove suas gengivas, língua e dentes com creme dental com flúor antes de se colocar novamente suas próteses. Isso ajudará a remover placa dos dentes, estimular a circulação sanguínea e manter uma boa saúde bucal.
A instalação dos implantes dentários é feita com uma cirurgia. Após o procedimento, é preciso esperar cerca de quatro meses para que ocorra a osseointegração, que é quando o dispositivo de titânio fica aderido ao osso. Depois desse processo, é feita a confecção da dentadura fixa.
Coloque a tira de pastilha sobre a dentadura inferior e corte-a no formato da gengiva. Corte as áreas que se sobrepõem até que se encaixe bem e coloque a pastilha dentro da linha da gengiva. Pressione a prótese firmemente no lugar. Segure-a na gengiva inferior de maneira bem firme e morda-a por vários segundos.
Coloque 10 gramas de bicarbonato em um copo com água fria, mergulhe a dentadura previamente limpa e deixe agir por meia hora. Depois enxágüe bem, seque com cuidado e pode voltar a usar. Outro ingrediente que ajuda a remover as manchas e a desinfetar a dentadura é o suco de limão.
Uma vez por semana, é preciso misturar uma colher de água sanitária ou oxigenada em um copo de água e deixar o objeto de molho por 30 minutos, diz Vânia Araújo, cirurgiã dentista do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG). Em seguida, é importante a enxaguar em água corrente.
Escovar os dentes duas vezes por dia e usar uma pasta de dente que retire as manchas, em combinação com uma escova macia, por exemplo, são boas técnicas para manter uma higiene oral adequada. Escove com cuidado, mas pelo menos duas vezes diárias. Usar fio dental também é importante.
Não utilize água sanitária ou outros produtos caseiros, pois podem descolorir e manchar sua prótese. As próteses devem ser limpas após todas as refeições, evitando assim o acúmulo de alimentos entre ela e a gengiva, isso evita várias doenças como a candidose, causada por fungo que pode se manifestar na boca.
Quando se passa a usar uma prótese dentária, sua limpeza passa a ser tão importante quanto a escovação para os dentes. Nesse momento, os sabonetes ou detergentes neutros podem ser usados para a limpeza.
Um bom polimento costuma resolver. Se você deseja fazer clareamento dental, terá que trocar as restaurações ao fim do tratamento. A resina não muda de cor com o clareamento. As resinas mudam a cor conforme seus hábitos alimentares (alimentos com corantes), verifique se é isso que está causando essa pigmentação.
A resina composta, o material estético utilizado na técnica de restauração dentária, infelizmente, não sofre a ação clareadora do tratamento. Basta iniciar o clareamento dental para que logo apareçam áreas de grande contraste entre dentes clareados e resinas amareladas e escurecidas.
Por que as resinas dentárias ficam escurecidas ou amareladas ? As resinas dentárias são polímeros que naturalmente escurecem e amarelam com o passar do tempo. ... O amarelamento ou escurecimento depende diretamente da qualidade da resina e dos materiais para o polimento superficial das resinas.
Veja como clarear os dentes em casa:
Com o avançar dos anos, os dentes permanentes apresentam também uma propensão natural para escurecer ou para ficar amarelados ou muito amarelos, pois a camada de esmalte dentário que reveste a coroa dos dentes vai sofrendo um desgaste natural.
Os mais conhecidos são o café e o chá preto. Outros são menos óbvios: Castro cita também o chá verde, cuja pigmentação pode amarelar os dentes, o vinho tinto e os refrigerantes. O mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno (um pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura.
Seus dentes também podem começar a amarelar como parte natural do processo de envelhecimento. Isso acontece quando a cobertura branca e forte, conhecida como esmalte, vai perdendo o brilho com o tempo, por causa do desgaste diário dos dentes.
Isso acontece quando a placa bacteriana fica enrijecida em volta dos dentes, o que resulta na cor amarelada e, aos poucos, amarronzada. Além disso, elas também podem ser alertas de que pigmentações causadas a longo prazo por ingestão de bebidas com cor, como chá, vinho tinto, café e refrigerante.
A mancha interna no dente surge quando a polpa dentária ou dentina apresentam algum tipo de problema. É isso que acontece, por exemplo, em casos de hemorragia ou de necrose da polpa. Também pode ser o resultado negativo de um tratamento de canal.
Segundo a odontopediatra, quando os dentes de leite são amarelados, associa-se logo a uma dieta infantil rica em carboidratos e em alimentos com corantes. Além da causa estar ligada também a uma higiene oral deficiente.