O governo dos Bolcheviques foi marcado pela centralização política e econômica, expansão do Estado, industrialização e militarização. A centralização política foi realizada tendo em vista o combate às dissidências, com perseguição aos defensores de modelos políticos considerados como "simpáticos" ao capitalismo.
Bolcheviques: partido político formado por camponesesm operários e comerciantes. Pretendiam fazer a Revolução Russa a partir da luta armada. Mencheviques: partido político formado pela nobreza e burguesia. ... aah e a formação se deu por: eram 2 alas políticas fundamentais, em oposição ao czarismo russo..
A ruptura do Partido Operário Social-Democrata da Rússia aconteceu quando a organização realizava seu segundo congresso, em 1903. Naquela reunião, dois grupos se formaram: os bolcheviques, liderados por Lenin, e outro, os mencheviques, por Yuli Martov (também conhecido como Julius Martov).
Resposta. Explicação: Mencheviques, liderados pelo filósofo Georgi Plekhanov e por Yuly Martov; e Bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Em fevereiro de 1917, o partido menchevique tomou o poder do Czar Nicolau II, na Rússia. Era o fim do absolutismo monárquico. Sendo assim, trabalhadores das indústrias, camponeses e soldados russos se voltaram contra o czarista e obrigaram o imperador a deixar o trono. ...
Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária. Os simpatizantes de tal visão constituíam a minoria do antigo POSDR, e por isso passaram a ser conhecidos como mencheviques.
Mencheviques- esse grupo defendia que o melhor caminho era o estabelecimento de alianças políticas entre trabalhadores e burguesia liberal para conquistar o poder. Também entendia que era necessário esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para dar início à ação revolucionária dos trabalhadores.
O grupo simpatizante das ideias de Lênin, os bolcheviques (que mais tarde dariam origem ao Partido Comunista da União Soviética - PCUS) se opuseram aos objetivos pregados pelo grupo capitaneado por Martov, que defendia que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando legalmente das atividades políticas.
Lenin