substantivo masculino Faixa de pergaminho, com escritos religiosos, que os judeus enrolam no braço e prendem à fronte, ao fazer as orações.
Como fazer seu próprio kipá
“sim” ! a Mulher pode tocar o shofar ! primeiro motivo que temos que levar em consideração é que hoje todos nós somos Sacerdotes e “Sacerdotisas”, e como Sacerdotes temos o dever de cumprir o nosso oficio sacerdotal de Adorar e interceder pelas pessoas, cidades e nações.
São opostos e um diverge do outro. O berrante é uma corneta feita de chifres de boi. ... É um instrumento muito eficaz na orientação, alarme e comando, e consiste num chifre longo em que a ponta é cortada para se soprar e com um orifício no meio; Shofar é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos.
Rosh Hashaná – cabeça do ano, em hebraico – é sempre uma data muito festiva. Neste ano atípico, conquanto muitos estejam reticentes, não devemos deixar de celebrar.
Além da passagem do tempo, o Rosh Hashaná também celebra o ano do julgamento, o dia da lembrança e o toque do shofar. Em geral, os judeus buscam o perdão de seus pecados e a renovação de suas almas por meio da passagem do tempo.
A celebração do rosh hashaná é ao som do shofar (instrumento feito com o chifre do carneiro), para evocar todo o povo de Israel. Na mesa do rosh hashaná, não pode faltar mel para o judeu mergulhar o pão. Come-se o pão com mel para que o ano novo também seja doce. No ano novo judaico, o pão circular é o servido.
Para os judeus, é tempo de refletir e se arrepender dos pecados. ... O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.
Purim — Festival das Sortes
No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex : a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.