O triângulo retângulo é a forma geométrica que possui um ângulo reto (90°) e dois outros ângulos agudos (menores que 90°). A soma de todos os ângulos internos do triângulo retângulo corresponde a 180°, o que caracteriza como um ângulo raso.
Além disso, os seus lados recebem nomes específicos, o maior deles é conhecido como hipotenusa, que sempre fica de frente ao ângulo reto, os outros dois lados são chamados de catetos.
O triângulo retângulo é uma figura geométrica formada por três lados. Ele possui um ângulo reto, cuja medida é de 90º, e dois ângulos agudos, menores que 90º.
O retângulo é um polígono estudado na geometria plana. Como ele tem quatro lados, é classificado como um quadrilátero, e recebe o nome retângulo pelo fato de possuir os quatro ângulos retos, ou seja, com medida de 90º.
Dizemos que um triângulo é escaleno quando todos os lados apresentarem medidas diferentes. Assim, podemos dizer que todos ângulos internos também são diferentes entre si.
Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
O triângulo pode ser classificado segundo a medida do seu lado. Triângulo escaleno: Todos os lados e ângulos são diferentes. Triângulos isósceles: dois lados iguais e os ângulos opostos a esses lados iguais. Triângulo equilátero: Todos os lados e ângulos iguais.