É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.
1 Qual é o recurso intertextual usado no poema “Procuro-me”? Paródia de colunas de desaparecidos de jornais, cartazes policiais e/ou de procurados pela Justiça: PROCURA-SE. O eu poético substitui o verbo em terceira pessoa (procura) pelo verbo em primeira pessoa (procuro) e o pronome se pelo pronome me.
A intertextualidade é um recurso utilizado entre textos de forma que estabelece um diálogo entre eles. Ela pode ocorrer de maneira maneira implícita ou explícita. Já a metalinguagem é um recurso utilizado para descrever a própria linguagem que está sendo utilizada. Este conteúdo foi útil?
A finalidade da intertextualidade é usar o texto origem para fazer, recriar ou remodelar um outro texto novo. Pode-se perceber também conexões em textos diferentes, mas que nenhum influenciou o outro, como nas matérias de jornal. Intertextualidade temática – quando trata sobre um mesmo tema sob perspectivas diferentes.
3 Qual dos recursos poéticos a seguir não foi utilizado por Leminski? Explique. a) Apropriação de marcas/nomes de empresas em forma de paródia.
Bricolagem: ocorre por meio da “colagem” de diversos textos, ou seja, um texto é constituído a partir de fragmentos de outros e, por isso, se aproxima do conceito de hipertexto. É um tipo de intertextualidade muito utilizado na música e na pintura.
Bricolagem vem do francês “Bricolage”, termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional. O conceito surgiu nos EUA na década de 1950, como “Do it yourself” (também conhecido como DIY), ou “Faça você mesmo”.
Significado de Bricolagem substantivo feminino Trabalho ou conjunto de trabalhos manuais, ou de artesanato. Etimologia (origem da palavra bricolagem). Do francês bricolage.