Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.
São exemplos de radiação ionizante e não ionizante, respectivamente,
Os medicamentos utilizados em medicina nuclear são denominados radiofármacos. Esses compostos são formados por moléculas ligadas a radioisótopos – elementos com o mesmo número de partículas positivas (prótons), dos quais ao menos um é radioativo. Radioisótopos artificiais também são chamados radiotraçadores.
A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.
Sua vantagem é ter uma meia-vida curta (6,02 horas); assim, a emissão gama ocorre por um pequeno espaço de tempo, sem que haja danos significativos ao paciente.
A medicina nuclear é uma especialidade médica que, utilizando métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos, emprega materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica.
R$ 5.
Para especializar-se em medicina nuclear é necessário fazer a faculdade de medicina, com duração estimada em 6 anos. Após isso o formando deve realizar a residência médica na área. Essa especialização pode ser feita nos estabelecimentos credenciados a SBMN, conforme essa lista.
Salários de Tecnólogo Em Medicina Nuclear