As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. Como ondas mecânicas entende-se ondas que necessitam de um meio material para se propagar. Como ondas longitudinais entende-se ondas cuja direção de oscilação é paralela a direção de propagação.
Classificação das ondas As ondas podem ser classificadas conforme a natureza, o tipo de vibração e a direção da propagação. Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas. São aquelas que precisam de um meio vibratório (partículas) para se propagar.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto. Podemos citar como exemplo: as ondas de rádio, o micro-ondas, infravermelho, raios ultravioleta, etc...
Ondas longitudinais: propagam-se na mesma direção que o estímulo que as produz. Por exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.
Ondas longitudinais, também conhecidas como "ondas-l", são ondas que possuem a mesma direção de vibração de sua direção de trajetória, o que significa que o movimento do meio ocorre na mesma direção do movimento da onda.
a) Ondas transversais: São ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação como por exemplo ondas em cordas. Ondas transversais. b) Ondas longitudinais: São ondas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação como por exemplo as ondas sonoras: Ondas longitudinais.
Onda transversal – Física Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
Ondas Transversais: são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda. Ondas Longitudinais: são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondassonoras... ... Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
A propagação de uma onda pode ocorrer no vácuo ou em um determinado meio material. ... As ondas não transportam matéria e sim energia.
Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
Resposta: Ondas longitudinais são uma classe de ondas na qual as partículas do meio perturbado são deslocadas em uma direção paralela à direção de propagação da onda. Onda longitudinal é uma onda na qual as partículas do meio vibram na mesma direção em que a onda viaja.
A rolha não se moverá no sentido de propagação da onda porque as ondas não propagam (transportam) matéria, apenas energia.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s.
O ano-luz não é uma unidade de tempo como é comum se pensar, mas corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, sendo, portanto, uma unidade de distância. ... Por isso, a unidade de distância utilizada em Astronomia é a Ano-luz.
A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, passa a se propagar em um único plano. As fontes luminosas geralmente emitem luzes formadas por ondas eletromagnéticas que vibram em várias direções, nessas há sempre um plano perpendicular para cada raio de onda luminosa.
A polarização é um fenômeno que ocorre com as ondas eletromagnéticas, nas quais elas são selecionadas e divididas conforme a orientação de sua vibração. ... A função do dispositivo é fazer um filtro da direção em que as ondas vibram.
adjetivo Que se polarizou; que sofreu polarização, processo que atribui potenciais elétricos a dois eletrodos distintos. [Figurado] Concentrado unicamente numa ou noutra direção ou aspecto. Etimologia (origem da palavra polarizado). Particípio de polarizar.
A polarização ainda pode ser caracterizada como uma ação realizada com o intuito de concentrar a atenção ou a atividade em dois extremos opostos. Esta ação se realiza na existência de grupos que possuam interesses ou atividades já alinhados entre si.
Temos 2 principais tipo de polarização:
O significado da expressão polarização do sistema internacional é de que o sistema internacional tem se dividido em polos, ou seja, está havendo uma fragmentação desse sistema internacional. É o mesmo que dizer "polarização política", que formam-se dois polos opostos na política.
Polarização de cargas num isolante. Na polarização de um condutor, os elétrons livres ─ interagindo com cargas indutoras externas ─ movem-se de uma região para outra oposta formando, no corpo, um pólo (+) e outro (-) ou seja, um dipolo elétrico como ilustra a figura.
Ao propagar-se no interior dos dielétricos, o campo elétrico causa a polarização das suas moléculas, isto é, os portadores de cargas do material são levemente deslocados de sua posição de origem, fazendo com que um campo elétrico oposto ao campo elétrico externo surja, anulando-o.
Condutores e isolantes
Resposta. O tipo de eletrização por contato utiliza os elétrons livres presentes na superfície dos materiais que sofrem esse processo. Como os isolantes não possuem elétrons livres, não é possível que eles fiquem eletrizados.