Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.
É a forma que a linguagem é utilizada. Deste modo, utilizar a linguagem do sistema, é o mesmo que utilizar dos métodos apresentados pela organização social que nos abriga, como expressões, códigos e formas da língua utilizadas entre os diferentes grupos.
Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.
Exemplos de elementos coesivos:
São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto.
No português entendemos que a coesão é o elemento que em um texto faz com que as palavra se unam de forma lógica e linear gerando a coerência. Sendo assim, a coesão se dá pelos elementos que aparecem explícitos nos textos, que são as marcas linguísticas presentes no mesmo, como o próprio texto do enunciado nos fala.
Coerente é alguém ou algo que contém coerência e coesão, ou seja, age e é permeado com lógica e autenticidade. Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.
Como ser coerente alinhando a fala e a ação