A beladona é uma planta extremamente tóxica que pode ser utilizada na preparação de alguns medicamentos naturais, especialmente para aliviar sintomas de cólicas gástricas devido a úlceras ou cólicas menstruais. No entanto, a planta só deve ser utilizada por profissionais, sendo venenosa quando utilizada sem conhecimento em casa.
Mesmo que, por questões de adaptação climática, você não encontre a verdadeira Beladona no Brasil (Atropa belladonna), outras variedades do gênero apresentam toxidade também.
Há, ainda, uma amarilis ornamental que possui muitos alcaloides, e toxidade semelhante. Esta é mais fácil de achar por aqui, porque sua reprodução acontece pelos bulbos e suas flores lindas em tonalidade rosa costumam ser queridinhas em vasos e jardins.
Es posible que esta información no se ajuste a sus circunstancias específicas de salud. Nunca demore o haga caso omiso de la búsqueda de consejo médico profesional de su médico u otro proveedor de atención médica calificado debido a algo que haya leído en ecocosas. Siempre debe hablar con un profesional de la salud antes de comenzar, suspender o cambiar cualquier tipo de tratamiento.
A Belladona na homeopatia: A homeopatia é um sistema de medicina alternativa que utiliza substâncias altamente diluídas para tratar doenças e promover a cura. A Belladona, ou Atropa belladonna, é um dos medicamentos homeopáticos mais comumente prescritos. É obtida a partir da planta de mesmo nome, encontrada principalmente na Europa, Ásia e América do Norte.
Distúrbios do sistema nervoso: A Belladona também é prescrita para problemas do sistema nervoso, como neuralgia, espasmos musculares, tremores e convulsões. Seus efeitos calmantes podem ajudar a reduzir a intensidade e a frequência desses sintomas.
Até os medicamentos alopáticos que contenham Beladona devem ser manipulados com extremo cuidado, e por quem conheça muito bem o modo de preparo e as dosagens, de acordo com cada caso. Sem esquecer que cada pessoa/paciente apresenta sensibilidade específica.
É encontrada naturalmente em alguns países da Europa, na África e Ásia. E ela faz parte dos itens básicos da homeopatia, sendo indicada para certos tipos de febre, além de atuar como anti-inflamatório potente em gripes e outras condições.
Por conta disso, e em determinadas diluições, ela é utilizada também na forma de pomada para uso tópico. Algumas vezes, esse medicamento é utilizado para tratar dores de dentes em crianças e também para baixar febres altas. Considerado excelente para dores de cabeça que ocorrem de modo violento e de dor severa.
Também ajuda a aliviar os sistemas gastrointestinais e biliares, controlando a inflamação do cólon, como colite e diverticulite, uma tendência a urinar excessivamente, dor abdominal causada por pedras nos rins e úlcera péptica.
Por ser uma planta que exige demasiado cuidado em seu manuseio, e indicada de certa forma para cada problema ou organismo, indicamos que busque primeiramente orientação médica, para depois iniciar o tratamento de acordo com a posologia que o mesmo passar.
A maneira como a Belladona atua dentro do nosso organismo é muito interessante, este medicamento tem aptidão para aliviar febres altas muito rapidamente e também é muito eficaz no tratamento dos sintomas relacionados à gripe. Indivíduos com rosto vermelho ou pele brilhante tendem a responder melhor no seu estado de saúde com a utilização deste medicamento homeopático.
En el caso de la belladona en crema para uso externo, pese a ser bastante segura, podría causar irritación en pieles sensibles, por lo cual se recomienda probar un poco en una parte del cuerpo antes de aplicarla en la zona a tratar, para evitar cualquier efecto no deseado o irritación cutánea.
A beladona é extremamente venenosa, e nenhuma das suas partes deve ser usada em preparos de remédios caseiros, e também não se deve ter contato das mãos diretamente com a planta, pelo risco de ser absorvida pela pele e causar intoxicação.
Aunque la belladona en homeopatía es recomendada para niños, e incluso bebés para bajar la fiebre (como alternativa al paracetamol infantil), las mujeres embarazadas o lactantes deberían consultar a su médico antes de consumir este medicamento.
No entanto, é bom lembrar que, na homeopatia, os medicamentos empregados são os dinamizados, extremamente diluídos. Por isso, em formulações assim, a toxicidade da Beladona é controlada.
Entretanto, a planta conta com outros alcaloides igualmente perigosos. É o caso dos tropânicos (escopolamina, l-hiosciamina, hidroxicumarina, northiosciamina e noratropina), encontrados nas folhas, caules e frutos; e das cumarinas, que ocorrem em suas raízes e rizomas.
Las propiedades de la belladona antiinflamatorias y analgésicas son popularmente conocidas, pero dada su elevada toxicidad, se recomienda en dosis muy pequeñas, como la que se encuentra en las bolitas de homeopatía.
Según parece, la leyenda de las brujas voladoras en escobas tiene su origen en esta planta, cuya ingesta, en pequeñas dosis, podría llegar a crear la sensación de estar volando o flotando, aunque en dosis un poco mayores es peligrosa y puede incluso matar a una persona.
¿Conocías las propiedades de la belladona y para qué sirve? ¿Tienes experiencias usándola? Como decimos siempre, déjalo en los comentarios, que tanto nosotros como nuestros lectores nos beneficiamos de los aportes que amplíen nuestros conocimientos de las plantas medicinales.
Problemas de pele: Na homeopatia, a Belladona é utilizada no tratamento de certas condições de pele, como erupções cutâneas, urticária e eritema. Pode ajudar a aliviar a coceira, a vermelhidão e a inflamação associadas a essas afecções.
Atenção: “O Dr. Saúde é um site de caráter informativo sobre saúde, nutrição e bem estar e não substitui o aconselhamento e acompanhamento de médicos profissionais, como diagnóstico ou tratamento”.
Trata-se da Beladona, planta com o nome científico Atropa belladonna L., que pode provocar efeitos psicoactivos como alucinações, náuseas ou cegueira e a morte, quando ingerida em quantidades elevadas.
A Tintura de Belladona é empregada no tratamento de diversas doenças da pele. A pomada de Belladona, remédio antigo e poderoso no tratamento de furúnculo, neste caso o faz a vir a furo (expelir o pus) em geral no mesmo dia da aplicação, aliviando completamente a dor que esse tipo de abscesso causa.
Medicamento homeopático muito útil nos casos de inflamação aguda, em qualquer localidade (garganta, cabeça, dente ou qualquer outro órgão) e em casos em que há dor com latejamento. Composição: Belladonna 6CH; Álcool 5% qsp.
Nux vomica Homaccord é indicado nos casos de distúrbios funcionais das regiões: Hepática e gastro-intestinais; no meteorismo; e nos distúrbios depois do consumo de álcool, de café ou de nicotina. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.
Mercurius solubilis Inflamações locais. Abcessos da parótida, da raiz dos dentes e das amígdalas. Língua larga, mole e com a impressão dos dentes nas bordas é uma indicação segura do mercúrio em qualquer moléstia, mesmo na loucura.
A Pomada Cosmética BellaPhytus Belladonna é indicada para reduzir os processos inflamatórios de causados pela acne, hematomas e furúnculos. Ela é extraforte e concentrada para poder agir nos seus machucados de forma eficiente. Por isso, não necessita de doses extras.
3 passos para curar o furúnculo mais rápido
Para que serve Este medicamento é utilizado como auxiliar no tratamento de processos inflamatórios, furúnculos, acnes e hematomas.
O furúnculo acontece devido à infecção e inflamação da raiz do pelo que é causada principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrada naturalmente em mucosas, principalmente na do nariz ou da boca, além de também ser identificada na pele.
Como evitar o aparecimento do furúnculo
Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.
Sintomas de Furúnculo
Você pode usar gelo também Para não machucar a pele, o ideal é envolver alguns cubinhos de gelo em um pano ou em um saco plástico – só depois é que você pode deixar o gelo repousando sobre a pele por alguns minutos, até que o derretimento comece.
Algumas pomadas ou cremes que podem ser usados nas picadas de inseto no bebê, devem ter na composição azuleno, alfa-bisabolol ou calamina, por exemplo.