O aumento do número de basófilos recebe o nome de basofilia e é indicativo de que algum processo inflamatório ou alérgico, principalmente, está acontecendo no organismo, sendo importante que a concentração de basófilos no sangue seja interpretada juntamente com o resultado dos outros resultados do hemograma.
Estas células são muito importantes no funcionamento de nosso sistema imunológico. Durante o combate a uma infecção em nosso corpo, os basófilos liberam duas importantes substâncias. A heparina, que é um importante anticoagulante. A outra é a histamina, que atua como vasodilatadora nas alergias.
Os bastões ou bastonetes são os neutrófilos jovens e que normalmente são encontrados no sangue quando há infecções em fase aguda. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros e mais encontrados no sangue; Linfócitos: Os linfócitos são responsáveis pelo combate a vírus e tumores e produção anticorpos.
Os bastonetes são um tipo de células de defesa do organismo. São células jovens. A presença de uma quantidade aumentada de bastonetes no exame de sangue pode indicar a ocorrência, por exemplo, de uma infecção. Vale lembrar que, de um modo geral, a função dos exames é a de complementar a consulta clínica.