A muda ou ecdise pode ser definida como um processo de troca do exoesqueleto dos animais para garantir seu crescimento. Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento.
QUE SÃO ARTRÓPODES: Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulações, o podes, que significa pés patas.
Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).
Artrópodes. Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.
Sociedade das abelhas As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.
Inseto
Composta por diversas castas, que incluem uma rainha (ou mais de uma em algumas espécies), abelhas operárias, zangões e princesas, que são as rainhas ainda não fecundadas. Ao contrário das abelhas com ferrão, as operárias da tribo Meliponini podem também colocar ovos férteis, dos quais em geral nascem apenas zangões.
O corpo da abelha divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdómen.
A maior parte das abelhas é preta, muitas vezes com listras amarelas ou marrons. Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.
Então, inicia-se o preparativo para vôo nupcial. A abelha rainha muda a alimentação de geléia real para o mel e diminui seu peso corporal. Escolhe um dia quente e ensolarado e após a andança dentro do ninho, sai voando. ... Após a saída do ninho, durante a revoada é que acontece o acasalamento.
Na sociedade das abelhas (colmeia) distinguem-se três castas: a rainha, o zangão (cerca de 400 indivíduos) e as operárias (de 5.
Durante seu ciclo de vida, as abelhas passam por quatro diferentes fases: ovo, larva, pupa e adulto (Figura 7). Figura 7. Diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de abelhas Apis mellifera. A rainha inicia a postura geralmente após o terceiro dia de sua fecundação, depositando um ovo em cada alvéolo.
45 dias
Os alunos descobriram, por exemplo, que a abelha rainha já nasce com uma pré disposição genética para essa função e que após o acasalamento feito por vários zangões - durante o "voo nupcial" - ela fica durante anos presa na colmeia cumprindo o papel de reprodutora (chega a botar até 3 mil ovos por dia), sendo ...
Depois que a rainha deposita seus ovos e nascem as abelhas operárias, estas se tornam responsáveis, em seus primeiros dias de vida, por cuidar da limpeza e manutenção das colmeias. Só entre o 4º e 10º dia passam a se responsabilizar pela produção da geleia real e a alimentar as novas larvas que estão nascendo.
são insetos sociais que vivem em colônias organizadas, onde os indivíduos se dividem em castas e possuem funções bem definidas. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.
A rainha dá origem a todos os indivíduos da colônia, pela postura de ovos fertilizados (operárias e novas rainhas) e não fertilizados (machos). A sua presença na colônia e os feromônios que exala sinalizam para as operárias que ela é a líder reprodutora, além de determinarem o comportamento das operárias na colônia.
Operárias e zangões Elas limpam os alvéolos da colmeia e as abelhas recém-nascidas, coletam néctar e pólen das flores, cuidam da alimentação das larvas, produzem cera para produção dos favos, elaboram o mel através da desidratação do néctar, produzem a geleia real, defendem a colmeia dos inimigos.
Os zangões são os únicos machos da colmeia, e eles têm a função de fecundar a rainha. Os zangões não possuem ferrão e nem estruturas que lhes permitem trabalhar. Após a fecundação da rainha os zangões morrem.
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.
Por isso, o site Bored Panda selecionou 8 atitudes que você pode tomar a partir de agora para ajudá-las a sobreviver:
A mais comumente conhecida é a Apis mellifera, que é a mais produzida e utilizada para a produção de mel e na polinização no mundo. Ela tem contribuição fundamental na produção do café, da maçã e da laranja. No Brasil, o destaque fica para sua contribuição nas culturas de maçã e melão.