A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), promovendo a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos demais ...
Em uma competição intraespecífica, todos os organismos que competem por determinado recurso são da mesma espécie. A competição pode ocorrer por diversos motivos, como demarcação de território, aumento exagerado da população e diminuição de alimentos.
A competição é uma relação ecológica que ocorre entre organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes. ... No caso de uma competição intraespecífica, os indivíduos podem “lutar” entre si para conseguir água, alimento, luz, abrigo ou até mesmo uma parceira.
A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, que competem por recursos disponíveis no meio, como água, luminosidade, alimento, espaço físico etc. ... Isso é frequente na época do acasalamento, quando os machos delimitam seu espaço e o defende contra outros machos.
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
De acordo com a classificação dos Jogos Cooperativos relacione: 1) Jogos Semi Cooperativos. 2) Jogos de Toque e Confiança. 3) Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação. 4) Jogos de Fechamento.
A principal característica dos jogos cooperativos é a cooperação entre os indivíduos, a união de pessoas para chegar ao objetivo desejado. Os jogos cooperativos não têm como intuito promover a competição entre os indivíduos, mas o senso de cooperação, em que todos se ajudam para desenvolver a brincadeira.
Segundo Barreto, (2000. Apud Soler, 2011-c.), os jogos cooperativos baseiam-se em cinco princípios fundamentais que são: inclusão, coletividade, igualdade, desenvolvimento humano e processualidade.